Sem Açúcar

20/10/2014 01:01 - Atualizado em 09/12/2016 08:54

Veja como fazer duas receitas de doce de figo sem açúcar

Doce de figo sem açúcar é opção saudável para a sobremesa no final de semana.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um clássico saboroso, o doce de figo é uma sobremesa muito apreciada. Com um sabor adocicado e a consistência mais mole, o doce é a escolha certeira de muitas vovós e mães para a sobremesa de finais de semana. Para quem tem diabetes, porém, a receita não é a mais indicada. Confira então como preparar 2 receitas de doce de figo sem açúcar para todos os gostos!

Doce de figo sem açúcar com limão

Ingredientes:

Figos frescos

1/4 de xícara de suco de limão

Água

Adoçante sucralose.

doce-de-figo-sem-acucar

Modo de Preparo:

Sobre uma superfície lisa, corte os figos do tamanho que você desejar. Coloque-os em uma panela. Cubra com suco de limão e misture bem. Acrescente uma pequena quantidade de sucralose. Coloque a panela no fogo e deixe ferver.

Diminua o fogo para que o líquido do doce de figo sem açúcar fique quente, mas não fervente. Derrame os figos em potes deixando o espaço de 1 centímetro na parte de cima. Preencha com o resto do xarope e continue deixando 1 centímetro de espaço na parte de cima.

Passe uma faca ao redor de todo o doce de figo sem açúcar para retirar todas as possíveis bolhas de ar existentes. Tampe todos os potes e aperte as tampas. Leve uma panela grande com água para o fogão e deixe ferver.

Coloque os potes de doce dentro da água. Cuide para que a água esteja 5 centímetros acima dos potes. Tampe a panela e deixe o doce de figo sem açúcar ferver por 30 minutos. Tire do fogo e coloque sobre uma bancada. Deixe esfriar por 24 horas.

Doce de figo sem açúcar com laranja

Ingredientes:

Figos

Suco de meia laranja.

Modo de Preparo:

Esprema meia laranja. Coloque em uma panela o suco da laranja e os figos cortados. Se desejar, pode deixar os frutos inteiros. Deixe ferver, cuidando para mexer durante 15 minutos. Se precisar, acrescente o resto do suco da outra metade da laranja. Desligue o fogo.

Se quiser, você pode adicionar canela em pau durante o cozimento. Deixe o doce de figo sem açúcar esfriar e aproveite. Para guardar, coloque em um frasco bem vedado.

Benefícios do figo

Além de saboroso, o figo é rico em potássio, cálcio, fósforo, cobre e ferro. Pode ser consumido in natura, ou em forma de doces como o figo cristalizado, seco ou em calda.

A fruta é indicada no tratamento de doenças do fígado e da visícula biliar. O consumo de figo também pode ajudar em casos de prisão de ventre e de infecções na pele.

Com grande quantidades de açúcar, a fruta é pode ser utilizada por atletas após praticar atividades físicas, já que ela sacia e é energética. Rica em fibras, proteínas e sais minerais, recomenda-se o consumo da fruta pelo menos um dia por semana.

Você curte nossas dicas de nutrição? Então, deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
figo
sem açúcar
frutas
receita

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ