Sem Açúcar

12/05/2015 10:06 - Atualizado em 23/11/2016 02:16

Varie o cardápio com 3 opções de bolo integral light

Descubra como preparar receitas de bolo integral light que conservam nutrientes e ótimo sabor.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As restrições impostas por algumas dietas podem deixar os amantes de doces em desespero. Afinal, quem está em busca do peso ideal dificilmente se permite consumir guloseimas. Se você quer emagrecer ou deseja ter uma alimentação mais saudável, as receitas de bolo integral light são opção para fugir da tentação sem deixar de comer o que gosta.

O segredo das receitas é substituir ingredientes gordurosos e pesados por leves, integrais ou com frutas. Confira a seguir três opções de bolo integral light que podem mudar sua dieta para melhor.

bolo integral light

Bolo integral light de chocolate com chia

A chia contém ácidos graxos poli-insaturados, fibras e proteínas. A semente é capaz de favorecer o emagrecimento, regular as taxas de colesterol sanguíneo e fortalecer o sistema imunológico.

O chocolate, por sua vez, se consumido na versão com mais cacau, diminui o estresse, serve como anti-inflamatório, melhora o humor, ajuda a prevenir doenças e turbina os músculos.

Esta receita de bolo integral light reúne todos esses benefícios. Confira como preparar e aproveite!

Ingredientes (massa):

- 1 xícara de água

- 8 colheres de sopa de achocolatado em pó light

- 2 ovos

- 1,5 xícara de açúcar light ou açúcar mascavo

- 1/2 xícara de óleo de canola

- 1 xícara de farinha integral

- 1 xícara de farinha de chia

- 2 colheres de sopa rasa de fermento para bolo.

Cobertura:

- 3 colheres de sopa de leite desnatado

- 3 colheres de açúcar mascavo

- 1 colher de margarina

- 4 colheres de achocolatado light

- 5 colheres de sopa de grãos de chia.

Modo de Preparo:

Em um recipiente, adicione o achocolatado em pó light em uma xícara de água fervente e reserve. Em outro, misture os ovos, o açúcar mascavo e o óleo. Adicione água e achocolatado e, em seguida, acrescente a farinha integral e a farinha de chia. Misture até a massa ficar homogênea e coloque o fermento.

Despeje a massa em uma forma circular untada e coloque para assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Em uma frigideira, adicione o leite desnatado, o açúcar mascavo, a margarina, o achocolatado e a chia grãos, Mexa até ferver e espalhe ainda quente sobre o bolo.

Bolo integral light e diet de banana

A banana é fonte de carboidratos e possui fibras que regularizam a digestão, dão mais saciedade e auxiliam no controle do colesterol. Também possui vitaminas A, B e C e potássio, que auxilia na contração e relaxamento dos músculos, além de fósforo, que importante na formação dos ossos e de magnésio, que evita a cãibra muscular. 

Ingredientes:

- 5 bananas prata maduras

- 3 ovos

- 1 xícara de café de adoçante em pó para forno e fogão

- 4 colheres (sopa) de margarina light

- 1 xícara de chá de farinha de trigo integral

- 1 xícara de chá de aveia

- 1 colher de sopa de canela em pó

- 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Unte uma forma e pré-aqueça o forno em 180°C com margarina light e farinha integral. Bata as bananas, os ovos, o adoçante e a manteiga no liquidificador. Transfira a massa para uma travessa e misture o restante dos ingredientes. Acrescente o fermento por último. Coloque a massa na forma e e asse em tempo médio de 50 minutos.

Bolo integral light de iogurte e goji berry

O goji berry é um fruto rico em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico, o humor e evita problemas oftalmológicos. A fruta tem ação antioxidante e anti-inflamatória, equilibra os níveis do colesterol e protege o coração e até o cérebro.

Ingredientes:

- 3/4 de xícara de iogurte

- 3/4 de xícara de óleo de soja

- 4 ovos

- 2 xícaras de açúcar mascavo

- 2 xícaras de farinha (uma de trigo + uma integral)

- 1 colher (sopa) fermento em pó

- 1 colher de chá de canela em pó

- 1 colher de sopa de essência de baunilha

- Manteiga para untar e farinha para polvilhar

- 1/2 xícara de goji berry escorridos que ficaram por 15 minutos imersos em suco de laranja

- Açúcar mascavo e canela para polvilhar no final.

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 200ºC. Bata os ingredientes no liquidificador (menos o goji berry). Adicione a fruta polvilhada com um pouco de farinha e despeje na assadeira untada, leve ao forno por 30 minutos.

Gostou das dicas de nutrição para fazer um bolo integral light? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
bolo
alimentação saudável
receitas
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ