Sem Açúcar

25/09/2014 09:00 - Atualizado em 30/11/2016 11:16

Tarte tatin sem açúcar mantém o melhor da torta de maçã francesa

A receita francesa de tarte tatin sem açúcar conta com maças caramelizadas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Tarte tatin faz parte do livro de receitas de qualquer francês. A receita, que conta com maçãs caramelizadas e massa sablée, é simples de preparar. Pensando em quem não pode consumir grandes quantidades de açúcar, separamos uma receita de Tarte Tatin sem açúcar. Aproveite e saboreie já!

tarte-tatin-sem-acucar


A torta, criada pelas irmãs Tatin, ficou tão famosa na França, que logo após a sua criação, uma confraria foi formada para guardar a receita tradicional. O nome da confraria é: “Confrérie des Lichonneux de Tarte Tatin de Lamotte-Beuvron”. De tão conhecida e respeitada, a receita acabou sendo servida durante um longo tempo no restaurante Maxim’s, conhecido como símbolo internacional de alta gastronomia.

A receita original fica ainda mais saborosa com uma bola de sorvete de baunilha ou com chantilly. No caso da Tarte Tatin sem açúcar, controle as quantidades de ingredientes. Se você tiver sorvete diet em casa, coloque uma pequena bola ao lado da torta.

Tarte Tatin sem açúcar

Ingredientes da massa sablée:

- 500g de farinha de trigo

- 250g de manteiga

- 200g de sucralose diet

- 5 gemas de ovo

- 1 colher de café de sal

- 1 colher de sopa de fermento (± 20g)

Modo de Preparo:
Junte delicadamente a farinha, sal, manteiga e o fermento. Misture com os dedos até que fiquem com consistência de farofa. Em outro recipiente, bata as gemas com açúcar até que fiquem mais claras. Junte a mistura outra massa. Mexa até que fiquem homogêneas. Cuide para não bater demais, já que a massa pode passar do ponto. Enrole a massa do tarte tatin sem açúcar em papel filme e deixe na geladeira durante cerca de uma hora.

Ingredientes das maçãs caramelizadas diet:

1 kg de maçã (dê preferência aos frutos mais firmes)

100g de manteiga com sal

100g de sucralose

1 colher de sopa de água

Modo de Preparo das maçãs:

Escolha uma panela que possa ir ao fogo. Coloque em uma frigideira a sacarose e a água. Deixe derreter um pouco e adicione as maçãs. Quando você notar que as maçãs começaram a caramelizar, adicione a manteiga. A partir desse momento você não deve mexer mais com a colher. Para não queimar, incline a panela e mexa. Assim você evita que as maças grudem no fundo. Quando as maçãs ficarem perfeitas e caramelizadas, coloque a massa por cima. Leve ao forno preaquecido a 180º durante 45 minutos. Desenforme o tarte tatin sem açúcar quando estiver frio. Para desenformar é apenas virar a frigideira sobre um prato.

Dica de preparo do Tarte Tatin sem açúcar

Além de base da receita de tarte tatin sem açucar, a massa sablée também pode ser utilizada para a criação de biscoitos. Para preparar, basta esticar a massa e fazer os biscoitos do tamanho que você preferir. Asse e aproveite!

Curiosidade: o hotel da família Tatin existe até hoje na França. Ele é localizado na nº 5, Avenue de Vierzon - 41600 Lamotte-Beuvron.

Gostou da matéria? Comente! Quer mais? Curta a página Vivo Mais Saudável no Facebook!

TAGS
França
gastronomia
maçãs

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ