Sem Açúcar

05/01/2016 12:00 - Atualizado em 05/12/2016 05:04

Rugelach: Aprenda uma versão diet dessa delícia

De origem judaica, os biscoitos enrolados podem ser recheados sem açúcar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já ouviu falar em rugelach? É um biscoito enrolado, típico da culinária judaica. O recheio geralmente é feito com geleia, nozes ou frutas, e o formato diferente lembra um croissant. Para quem é fã de doces, essa é uma ótima opção de lanche para toda a família.

Rugelach faz sucesso no mundo todo

O rugelach é de origem judaica e, além do nome, também possui um sabor bem diferente. Crocante por fora e macio por dentro, o doce surpreende e conquista fãs por todo o mundo.

O termo rugelach significa “pequenos rolinhos” em Yiddish, e a receita tem origem nos judeus Ashkenazic poloneses. Uma das principais características do biscoito é que a sua massa é feita com cream cheese, podendo ter diversos recheios, como nozes, passas, geleias e chocolate.

Rugelach

Geralmente feito com recheios doces, incluindo chocolate e compotas de frutas, além de ser polvilhado com açúcar e canela, o rugelach pode ser bem calórico. Mas para diminuir as calorias e deixar o doce mais leve, basta adaptar a receita e fazer algumas substituições.

Rugelach sem açúcar

Ingredientes

225 g de margarina
225 g de cream cheese amolecido
2 e ¾ xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de essência de baunilha.

Para o recheio:

1 xícara de uvas-passas picadas
1 xícara de nozes picadas
2 colheres de sopa de canela em pó
1 xícara de geleia de damasco sem açúcar,

Modo de preparo

Na batedeira, bata a manteiga e o cream cheese. Em seguida, acrescente a baunilha e a farinha, misturando bem. Leve a massa para gelar.

Para fazer o recheio, misture a uva-passa, as nozes e a canela em pó. Se preferir, utilize um processador de alimentos para picar as nozes e a uva-passa, polvilhando-as depois com a canela.

Após, divida a massa em quatro partes iguais. Em uma superfície enfarinhada ou entre duas folhas de papel manteiga, abra cada parte da massa com um rolo de macarrão em círculos de 25 a 30 cm. Espalhe uma leve camada da geleia de damasco em cada massa, polvilhando depois quatro colheres de sopa da mistura de nozes e uvas-passas.

Usando um cortador de massa ou com um cortador de pizza, corte cada círculo em 16 fatias triangulares (como se corta uma pizza). Enrole cada fatia, começando da parte mais larga e enrolando em direção ao centro.

Em uma forma untada ou forrada com papel vegetal, coloque as massas enroladas com a parte da ponta virada para baixo. Asse por 15 a 20 minutos a 190° C ou até dourarem. Deixe esfriar em uma grade, e o rugelach está pronto para servir.

Curtiu a receita de rugelach sem açúcar? Então compartilhe este conteúdo e continue apreciando sem moderação as receitas e dicas de alimentação do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação
receitas
nutrição
sem açúcar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ