Sem Açúcar

27/07/2014 09:00 - Atualizado em 11/12/2016 01:33

Receitas saudáveis: 7 lanches diet para crianças diabéticas

Lanches diet podem ajudar a driblar restrições alimentares de quem sofre com diabetes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As restrições alimentares de quem tem diabetes, que envolvem redução da ingestão de açúcar, podem ser bem complicadas para os pequenos. Por isso, se você tem um filho ou familiar diabético, que tal aprender receitas e sugestões de lanches diet?

Por que preparar lanches diet

A diabetes é uma síndrome metabólica que atinge 7,4% da população brasileira, segundo pesquisa publicada em 2013. Como o Brasil possui aproximadamente 200 milhões de habitantes, são quase 15 milhões de diabéticos no país.

O pâncreas de quem tem a doença não é capaz de produzir insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, aumentando a quantidade de glicose no sangue. Na prática, isso quer dizer que diabéticos precisam ter cuidado redobrado com a alimentação, não podendo consumir alimentos com muito açúcar. E isso pode ser especialmente difícil para as crianças.

Lanches diet

7 lanches diet para os pequenos

Confira opções saborosas que você pode incluir no cardápio de crianças diabéticas:

Pipoca

A pipoca é um lanche que as crianças adoram e pode ser consumido pelos diabéticos, já que possui pouco açúcar – e melhor que ela não seja carregada com quantidades exageradas de sal. A pipoca é uma fonte de carboidratos rica em fibras alimentares. Ela contribui para a sensação de saciedade e para a melhora nos níveis de glicemia, já que ela vem do milho, um cereal integral.

Lanches diet

Frutas

Muitas crianças torcem o nariz para as frutas, mas elas existem em uma quantidade tão grande, que é impossível que seu filho não goste de pelo menos um ou dois tipos. Elas são doces, saborosas e diminuem as complicações da diabetes, além de trazerem uma série de outros benefícios. A maçã, por exemplo, é rica em vitaminas B, C, E, potássio e fibras e pode ser incluída em várias receitas.

Iogurte

O iogurte também pode ser considerado um lanche diet. É um alimento muito saboroso e uma ótima fonte de proteínas e cálcio. Ele não deve, no entanto, ser consumido em excesso, pois contém lactose, que eleva um pouco a glicemia. Opte pelo desnatado e incluia uma colher de chá de sementes de girassol para aumentar os benefícios do lanche.

Castanhas

As nozes são excelentes petiscos para qualquer pessoa, em especial para os que possuem diabetes. Entre as castanhas, destacam-se as amêndoas, um lanche extremamente saudável para os diabéticos – mas devem ser consumidas com moderação, para que não seja ingerida uma grande quantidade de calorias.

Pistache

O pistache é uma semente que, assim como as demais oleaginosas, possui um baixo índice glicêmico (velocidade com que o sangue absorve o açúcar). Por isso, pode ser consumido sem remorso por portadores de diabetes, uma vez que ele faz a digestão ser mais lenta e evita a elevação repentina da glicemia. Além de disso, é rico em fibras, vitaminas e minerais e é saboroso. Opte pela versão sem sal.

Lanches diet
Pistache é outra opção de lanche rápido e saboroso para crianças. Foto: Shutterstock

Biscoitos integrais

A maioria dos biscoitos mais vendidos do mercado é proibida para diabéticos. Mas os integrais são liberados. Eles são ricos em carboidratos complexos, que levam mais tempo para serem absorvidos pelo organismo e, por isso, mantém por mais tempo a saciedade.

Batata assada

Para uma refeição um pouco mais encorpada, uma boa opção para os diabéticos é a batata assada com azeite. É uma ótima fonte de vitamina C e pode ser feita até mesmo no micro-ondas. A dica é não tirar a casca, pois ela é rica em nutrientes.

Vivo Cuidados com Diabetes: orientação, prevenção e acompanhamento para você


Você conhece alguma criança diabética? Como são os seus hábitos alimentares? Deixe o seu comentário.

TAGS
restrição de açúcar
lanches para diabéticos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ