Sem Açúcar

28/06/2014 09:00 - Atualizado em 30/11/2016 05:45

Proteja a saúde do seu filho: saiba a quantidade de açúcar nos alimentos

Quantidade de açúcar nos alimentos pode determinar risco de diversas doenças no futuro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você controla bem a alimentação do seu filho? Um dos principais cuidados que você deve ter é verificar a quantidade de açúcar nos alimentos que ele gosta de comer. Essa medida pode prevenir diversas enfermidades no futuro do seu pequeno.

Por que cuidar da quantidade de açúcar nos alimentos

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Se você não tem esse cuidado, deveria adquiri-lo. O consumo exagerado de açúcar na infância pode favorecer, além dos conhecidos problemas para os dentes, o ganho excessivo de peso. Também é sabido que a quantidade de açúcar nos alimentos tem relação com o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, gota, fígado gorduroso e até mesmo alguns tipos de câncer. Quanto mais açúcar na comida, maiores as chances de essas doenças aparecerem.

Quantidade de açúcar em alimentos do cotidiano

Confira nossa lista abaixo para controlar melhor a alimentação do seu filho:

Padaria

Quase todas aquelas delícias que você compra na padaria têm açúcar. Não estamos falando apenas de bolos, tortas e biscoitos, mas também dos salgados como o próprio pão. Ele tem apenas três a cinco gramas de açúcar por porção, mas ele também está presente no pão na forma de carboidratos.

Leite

Fala-se muito do quão saudável é o leite – isso costuma estar relacionado à quantidade de cálcio, mineral bom para ter ossos fortes. Mas uma xícara de leite possui até 12 gramas de açúcar, uma quantidade muito grande. Vale a pena oferecer ao seu filho outras formas de obter cálcio, como no leite de soja sem açúcar ou no brócolis.

Achocolatado

Já que falamos em leite, precisamos lembrar dos achocolatados, afinal boa parte das crianças coloca boas colheradas desse suplemento ao tomar aquele copão de leite. Eles devem ser evitados a todo custo. Além de diminuir a absorção do cálcio, algumas marcas possuem mais de 75% de açúcar na composição do achocolatado.

Iogurte

Não são todos os tipos, mas alguns iogurtes podem ter mais de 20 gramas de açúcar por porção. Esses costumam ser das marcas com sabores artificiais de frutas e chocolate. Alternativas saudáveis são os iogurtes probióticos e os sem sabor, mesmo que eles não venham a agradar muito o paladar do seu filho.

Frutas

As frutas costumam ser ótimas fontes de fibra, mas também possuem grande quantidade de frutose – açúcar natural. Uma maçã, por exemplo, pode ter até 20 gramas de frutose. Em geral, as frutas vermelhas costumam ter mais açúcar que as demais. O que deve ser evitado é o consumo de frutas secas, que possuem açúcar em quantidades bem maiores.

Hambúrguer

Além de várias outras substâncias que podem ser nocivas e são acrescentadas no processo, a produção industrial de hambúrgueres adiciona à carne xarope de milho e melaço desidratado, ricos em frutose e sacarose, que tornam o alimento altamente calórico.

Barras energéticas

As barras energéticas com cereais e outros ingredientes são vendidas como lanches saudáveis cheias de proteína. Pode até ser, mas isso não esconde o fato de serem alimentos cheios de açúcar também. Algumas marcas acrescentam até 48 gramas de açúcar em uma simples barra. Veja sempre a composição e procure por uma marca com menor quantidade.

Ketchup

O ketchup costuma ser um dos condimentos preferidos das crianças. Elas adoram adicioná-lo às batatas fritas, por exemplo. Mas ele é uma grande fonte de açúcar, de onde vem quase a metade das suas calorias. O molho barbecue também possui bastante açúcar e também alta quantia de sódio.

Gostou do texto ? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ