Sem Açúcar

02/09/2015 12:27 - Atualizado em 09/12/2016 08:45

Prepare pudim de claras para uma sobremesa leve

Em Portugal, o doce também é conhecido como "pudim molotov".

POR

Redação

  • +A
  • -A

O pudim de claras é livre de colesterol e gorduras, além de não levar açúcar na composição. Para prepará-lo, bastam quatro ingredientes e menos de uma hora na cozinha.

Lá em Portugal, o clássico doce é conhecido como "pudim molotov". A receita é igual à brasileira. O diferencial da versão lusitana fica por conta da adição do molho de gemas. Opcional, essa mistura garante uma coloração amarela bem chamativa para a guloseima e um sabor um pouquinho mais forte.

casal preparando pudim de claras

Pudim de claras diet

Veja como preparar essa receita com gostinho da casa da vovó.

Ingredientes do Pudim:

- 8 claras

- 16 colheres de açúcar dietético

- 50g de uvas-passas pretas sem sementes

Ingredientes da Calda:

- 1 xícara de açúcar dietético

- 1 xícara de água.

Modo de Preparo da Calda:

Acenda o fogo. Espalhe uma xícara de açúcar dietético e uma xícara de água no fundo de uma forma com furo central. Leve ao fogão e deixe ferver. Com a ajuda de um pano, segure bem o recipiente e mexa para que o caramelo se espalhe por todo o fundo. Assim que estiver dourado e com aroma forte, desligue.

Modo de Preparo do Pudim:

Preaqueça o forno em 180 graus. Pique as passas com a ajuda de uma faca. Esquente um litro de água. Na batedeira, coloque as claras e bata até que fiquem em ponto de neve. Acrescente as colheres de açúcar, uma de cada vez. Por fim, adicione as passas picadas.

Saiba Mais
Pudim de chia ajuda na dieta: Faça em casa
Que tal um pudim sem açúcar? Veja como preparar
Pudim de leite diet: 2 ótimas receitas sem açúcar

Despeja o pudim na forma caramelizada. Jogue a água em uma forma para fazer um banho-maria. Posicione a forma com o pudim dentro da água e leve para o forno. Asse por aproximadamente 50 minutos. Desligue e deixe o pudim esfriar. Quando estiver morno, desenforme com cuidado.

Molho de gemas para o pudim de claras

Tradicional em Portugal, a mistura é pouco utilizada na versão brasileira. Você pode provar e inovar na cozinha!

Ingredientes:

- 6 colheres de sopa de açúcar dietético

- 6 gemas

- Água.

Modo de Preparo:

Em uma frigideira, coloque o açúcar e um pouquinho de água. Deixe ferver. Quando o caramelo estiver clarinho, junte mais uma pequena quantidade de água. Deixe esfriar e misture as gemas. Leve novamente ao fogo e misture até que engrosse. Desligue o fogo antes de ferver.

Jogue o molho em temperatura morna por cima do pudim de claras. Leve para a geladeira. Se quiser, jogue uvas-passas para finalizar.

Ficou com vontade de experimentar o pudim de claras? Depois nos conte como ficou! E aproveite para conferir outras dicas para sua dieta aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pudim molotov
pudim diet
sobremesa
açúcar dietético

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ