Sem Açúcar

25/09/2015 04:29 - Atualizado em 04/12/2016 02:15

Prepare 2 receitas com farinha de maracujá

O ingrediente é livre de glúten e também pode ser feito em casa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Entre tantas opções que surgem na culinária, a farinha de maracujá tem o seu destaque. Preparado com as cascas da fruta tropical, o ingrediente é livre de glúten e rico em fibras. Ou seja, garante saciedade e é um ótimo aliado da dieta, além de ajudar a regular problemas intestinais.

A farinha de maracujá pode ser utilizada de acompanhamento nas refeições principais. Além disso, ela é versátil e também serve como base para diversas receitas. Confira a seguir como fazer a farinha em casa mesmo e prepare dois lanchinhos saborosos com o ingrediente.

pao com farinha de maracuja

Faça farinha de maracujá em casa

Você vai precisar de seis maracujás. Junte as frutas em um balde com um litro de água e uma colher de sopa de água sanitária. Misture e deixe repousar por aproximadamente 15 minutos. Após esse tempo, lave todas as frutas. Em seguida, reparta-as ao meio e retire as polpas - elas podem ser utilizadas para uma mousse, por exemplo.

Corte as cascas em tiras e espalhe-as sobre uma forma. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por meia hora. Quando estiver pronto, bata todos os pedaços no liquidificador até que se transformem numa farinha. Simples, não?

Agora que você já tem a sua farinha de maracujá caseira, aventure-se nas receitas! Vale usar de acompanhamento para o feijão com arroz ou preparar lanchinhos da tarde. A seguir, o Vivo Mais Saudável ensina duas opções. 

Receitas com farinha de maracujá

1. Bolo

Ingredientes:

- 2 ovos

- 1 xícara de açúcar dietético

- Raspas de limão a gosto

- 4 colheres de sopa de óleo

- ¼ de xícara de água

- ¾ da xícara de farinha de maracujá

- 1 colher de chá de sal

- 1 e ½ xícara de farinha de arroz

- 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Bata os ovos, o açúcar, o óleo, as raspas de limão, a água e o sal no liquidificador até que formem uma massa lisa. Aos poucos, vá acrescentando as farinhas e o fermento. Mexa até ficar com consistência cremosa.

Despeje a massa em uma forma untada com óleo e farinha de arrozLeve ao forno preaquecido em 180 graus por 45 minutos. Quando estiver pronto, retire e espere esfriar. Desenforme frio e corte em fatias.

[[saiba_mais]]

2. Pão

bolo com farinha de maracujaIngredientes:

- 1 copo de água

- 1 ovo

- 2 colheres de sopa de óleo vegetal

- 2 colheres de sopa de adoçante dietético para forno e fogão

- 2 copos de farinha de trigo integral

- 3 colheres de sopa de farinha de maracujá

- 1 copo de farinha de centeio

- ¼ de copo de sementes de linhaça

- 2 colheres e ½ de chá de fermento biológico seco instantâneo

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes secos em uma vasilha. Misture. Acrescente todos os outros ingredientes e mexa até que formem uma massa firme e homogênea. Espere crescer por 20 minutos.

Espalhe em uma forma para pão untada. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por 50 minutos.

Que achou das receitas? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
fibras
saciedade
dieta
farinha sem glúten

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ