Sem Açúcar

08/10/2014 11:10 - Atualizado em 09/12/2016 11:17

Pão francês leva muito açúcar. Aprenda receita alternativa

O famoso pão francês pode conter até 5,5 colheres de açúcar a cada 50 gramas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O pão francês, companheiro das manhãs de muitos brasileiros pode ser o vilão de sua dieta. O clássico, além de ter calorias altas, cerca de 135 kcal, é repleto de açúcares. Estima-se que um pão francês de mais ou menos 50 gramas contenha 5,5 colheres de açúcar.

pao-frances

O pão francês normalmente é cortado das dietas de diabéticos por conter altas quantidades de carboidrato. Por ser 100% convertido em glicose, ele afeta a glicemia diretamente.

Apesar de conter as mesmas calorias da versão de farinha branca, o pão francês integral é rico em nutrientes e fibras. Essas substâncias fazem com que o alimento fique durante mais tempo em nosso corpo, causando uma sensação de saciedade prolongada. As fibras também são importantes para reduzir a absorção de calorias dos alimentos.

Pão francês integral

Ingredientes:
300 gramas de farinha de trigo integral
300 gramas de farinha de trigo branca
2 colheres de sopa de fermento instantâneo seco
Meia xícara de óleo
400 ml de água
1 colher de sopa rasa de sal.

Modo de Preparo:
Adicione 5 colheres de cada farinha em um recipiente bem fundo. Coloque junto mais 2 colheres de fermento seco e sal. Misture os ingredientes secos para que eles fiquem bem homogêneos.

Acrescente 400 ml de água e bata por mais ou menos 5 minutos. Só pare de bater quando a receita se tornar um creme mais grosso. Coloque o óleo e misture mais um pouco. Vá incorporando a massa 1 colher das farinhas de cada vez. Nunca cometa o erro de adicionar as farinhas de uma vez só.

Quando você notar que a massa começou a desgrudar do fundo da tigela, ela está no ponto. Para finalizar, misture mais uma vez e deixe em repouso por 1 hora.

Após o fim do tempo, comece a modelar o pão francês integral. Separe as quantidades em bolas pequenas. Faça um corte no comprimento do pão. Deixe crescer por mais ou menos 40 minutos.

Enquanto o pão está reservado, ligue o forno em 200 graus e coloque dentro uma forma com água. O vapor da água torna a casquinha do pão mais crocante.

Após os 40 minutos, abra o forno e coloque o pão para assar. Antes de fechar, espire uma quantidade de água com borrifador nas laterais do forno. O vapor irá deixar o seu pãozinho crocante por fora e macio por dentro.

Conte 8 minutos depois de colocar o pão no forno e borrife a quantidade de água a cada 5 minutos. Você irá repetir esse processo por 5 vezes, até completar 35 minutos.

Tire o pão francês integral do forno e coloque sobre uma grelha. Deixe ele respirar por todos os lados.

O pão pode ser consumido quentinho com manteiga ou frio com geleia.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
fibras
açúcar
diabetes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ