Sem Açúcar

29/07/2014 09:00 - Atualizado em 10/12/2016 10:48

Pão diet é opção prática, deliciosa e sem açúcar

Sem açúcar, pão diet é opção saborosa e funcional que ajuda na hora de manter o controle das calorias.

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Redação

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A maior parte das dietas elaboradas para pessoas que querem perder peso possuem uma recomendação em comum: não comer pão. Por serem potenciais fontes de carboidratos e açúcar, os pães são conhecidos como os vilões do emagrecimento. Mas o pão diet pode ser uma opção saborosa e funcional para quem não consegue passar o dia sem incluir estes alimentos nas refeições. 

pão-dietO pão diet também é importante aliado dos diabéticos, que não devem ingerir açúcar. Foto: Shutterstock

Por que pão diet

O pão branco, feito com farinha refinada, possui alto índice glicêmico e baixo teor de fibras. Oferece ao corpo uma grande quantidade de energia, mas com pouca duração, pois as moléculas de carboidrato simples são digeridas muito rapidamente. Além disso, alguns dos elementos usados no pão francês, por exemplo, propiciam o aumento das medidas da região abdominal. 

O pão diet, por não conter açúcar, possui um índice glicêmico menor, e ajuda na hora de manter o controle das calorias e gorduras ingeridas. Além disso, sua produção é prática, então pode ser feito em casa, garantindo a qualidade dos ingredientes e o uso de quantidades de sódio e gorduras que sejam adequadas ao seu cardápio. 

Faça o seu pão diet 

Pode ser integral, de leite, de forma, sovado, com grãos, doce, ou com queijo. O pão diet também é um forte aliado dos diabéticos, que não devem consumir açúcar. As receitas são bastante versáteis, agradam todos os gostos, e, com criatividade e toques especiais, podem ficar cada vez mais do seu jeito. Quer saber como? Então, confira as dicas abaixo e se delicie. 

Pão de Leite

Com 600 ml de leite desnatado, ¾ de copo de adoçante culinário, 2 pacotes de fermento biológico, ½  copo de azeite, 1 colher de sal, 1 ovo e 1,5 kg de farinha de trigo, você produz 100 unidades de pão diet. Bata todos os ingredientes, exceto a farinha, no liquidificador. Ponha o creme em uma tigela e adicione a farinha, aos poucos, até que a massa desgrude das mãos. Deixe-a descansar por 40 minutos. 

Depois disso, sem sovar, amasse o pão até eliminar o ar da fermentação. Faça pequenas bolinhas com a massa e deixe crescer por mais 40 minutos. Ponha no forno, em fogo alto, até que os pães adquiram uma cor levemente dourada. 

Pão de Forma

Muito vendidos em supermercados, e utilizados para torradas e sanduíches, os pães de forma também recebem uma versão sem açúcar. Para esta receita serão necessários 2 xícaras de leite desnatado morno, 2 xícaras de água e 4 ovos. Além de ½ xícara de óleo, ½ xícara de adoçante culinário, 1 colher de sal, 2 tabletes de fermento para pão, e 1 kg de farinha de trigo. Estas quantidades rendem 3 pães. 

Bata todos os ingredientes, menos a farinha, no liquificador. Em uma vasilha, espalhe a farinha e faça uma depressão no centro. Aos poucos, despeje o conteúdo da mistura feita no liquidificador e mexa com uma colher de pau. Unte três formas de pão e, então, despeje a massa. Deixe descansar por uma hora e, em seguida, leve ao forno médio por 25 minutos. Você terá o seu pão diet de forma. 

Pão Integral

Este é o campeão de procura de homens e mulheres que buscam uma alimentação mais saudável. A farinha utilizada, por não ser refinada, conserva uma quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais maior do que a encontrada nas farinha brancas. Além disso, é rico em fibras, que prolongam a sensação de saciedade e estimulam a atividade intestinal, ajudando a controlar o colesterol. É, então, mais benéfico do que os outros.

Para garantir que o seu pão será feito da forma mais saudável, misture ½ litro de água morna, três colheres de fermento biológico, 1 colher de adoçante culinário, 1 colher de sal, 3 colheres de óleo de milho, 2 xícaras de farinha integral, 1 xícara de aveia em flocos e 4 xícaras de farinha. Dilua o fermento na água morna com adoçante, adicione os demais ingredientes e complete com a farinha de trigo, aos poucos. 

Quando a massa soltar dos dedos, chegou o ponto de sovar. Sove e amasse bem o pão diet. Quando a massa estiver pronta, molde-a e coloque em uma forma de pão untada. Deixe crescer até que dobre de tamanho. Então, pincele com óleo de milho e leve ao forno por 40 minutos. 

Não arrisque

Se você faz algum tipo de acompanhamento nutricional que proíbe o consumo de pães, não inclua o pão diet na sua dieta por conta própria. Converse com o seu nutricionista, explique a vontade que você sente de ingerir pães e tire dúvidas sobre os reais benefícios que a inclusão destes alimentos no cardápio pode trazer. Não ponha os seus resultados em risco.

Vivo Cuidados com Diabetes: orientação, prevenção e acompanhamento no seu tratamento

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