Sem Açúcar

29/08/2015 08:08 - Atualizado em 30/11/2016 03:24

Faça pudim de tapioca para uma sobremesa sem culpa

Produzida à base da mandioca, a tapioca se popularizou pelo baixo teor calórico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Saborear uma sobremesa bem-feita é sempre bom. Porém, para quem está de olho na balança, o controle deve ser aliado à criatividade. O pudim de tapioca é uma alternativa saborosa e simples, que promete conquistar a família inteira sem acabar com a dieta.

Prática, a receita de pudim de tapioca pode ser a aposta ideal para surpreender os convidados ou, simplesmente, para aquele dia que pede um doce especial. Mesmo para quem segue um cardápio livre de açúcar, é possível deixar a semana com um sabor extra. Aprenda a preparar essa delícia.

fatia de pudim de tapioca

Aprenda a preparar o pudim de tapioca

Ingredientes:

- 3 ovos

- 1 xícara de tapioca em flocos

- 2 xícaras de leite desnatado

- 200ml de leite de coco light

- 1 xícara de leite em pó desnatado

- 1 xícara de adoçante em pó sucralose

- 1 e ½ xícara de coco fresco ralado sem açúcar

- 1 colher de açúcar demerara

- Óleo de coco para untar.

Modo de Preparo:

Deixe a tapioca de molho por duas horas no leite. Enquanto isso, em uma forma de pudim, adicione uma colher de açúcar demerara e leve ao fogo para caramelar. Deixe esfriar e reserve. Bata no liquidificador a tapioca hidratada junto com todos os demais ingredientes. Se você quiser sentir os gominhos da tapioca, separe metade dela para incorporar à massa depois de batida.

Pincele óleo de coco nas laterais da forma e despeje a massa. Leve em banho-maria ao forno preaquecido a 200 graus. Não esqueça de cobrir a forma com papel-alumínio. Asse por 45 minutos. Espere esfriar totalmente para desenformar. Você pode servir o pudim de tapioca acompanhado de leite condensado diet ou doce de leite diet.

Benefícios da tapioca

Nos últimos tempos, a tapioca ganhou destaque nas dietas daqueles que buscam um estilo de vida mais saudável. Isso porque o alimento feito à base de mandioca possui poucas calorias e é digerido mais facilmente, evitando, assim, a sensação de inchaço abdominal.

Além disso, a tapioca é livre de glúten, sendo uma boa alternativa para celíacos ou pessoas que sigam uma alimentação sem a substância. Ela pode substituir pães ou ser inserida em receitas variadas, como o pudim.

Saiba Mais
Linhaça é um ingrediente poderoso na alimentação
Prático e diet: Faça bolo de tapioca em casa
Pudim de chia ajuda na dieta: Faça em casa

A tapioca é, também, fonte de carboidratos e contribui para repor energia, especialmente após exercícios e atividades físicas. No entanto, é preciso estar atento quanto à carência de proteínas e fibras.

Para deixar a sua receita com tapioca mais nutritiva, algumas opções para misturar à goma são chia, que contribui para a diminuição do índice glicêmico, linhaça e aveia em flocos, que garantem um melhor funcionamento para o sistema digestivo.

Que tal provar o pudim de tapioca e outras delícias com esse ingrediente? Conhece mais uma receita saudável e nutritiva? Deixe um comentário e compartilhe com outros leitores do Vivo Mais Saudável!

TAGS
receita com tapioca
pudim diet
sobremesa saudável
doce

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ