Sem Açúcar

29/05/2015 08:20 - Atualizado em 02/12/2016 07:38

Faça bolo de banana sem açúcar em casa

A biomassa de banana verde diminui a prisão de ventre e também pode ser preparada na sua cozinha.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O consumo moderado de açúcar é um desafio para os apaixonados por docinhos. A recomendação diária, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é não passar das seis colheres de chá em todo o cardápio do dia. Para ajudar você nessa missão, separamos uma receita de bolo de banana sem açúcar, uma guloseima rica em fibras.

bolo de banana sem acucar

Receita de bolo de banana sem açúcar

Ingredientes:

- 2 ovos

- 1 xícara de chá de adoçante culinário

- 1 xícara de chá de leite desnatado

- ½ xícara de chá de óleo de milho

- 1 xícara de chá de farinha de trigo

- 1 xícara de chá de aveia em flocos finos

- 1 colher de sopa de fermento em pó

- 1 colher de chá de canela em pó

- 7 castanhas-do-pará picadas

- 2 bananas nanicas amassadas.

Modo de Preparo:

Misture os ovos com o adoçante na batedeira em velocidade rápida. Quando aumentar de volume, diminua a velocidade e acrescente o leite e o óleo aos poucos. Reserve.

Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo, a aveia, o fermento e a canela. Misture os ingredientes do bolo de banana sem açúcar e abra um buraco no meio da massa.

No meio da massa, jogue a mistura feita na batedeira. Mexa com a ajuda de uma colher. Finalize acrescentando as castanhas e as bananas amassadas.

Despeje a massa em uma forma untada com azeite e farinha de trigo. Leve para o forno em temperatura média por aproximadamente 30 minutos. Desenforme o bolo de banana quando estiver frio.

Banana verde garante benefícios

bolo de banana sem acucar

A banana verde pode melhorar o trato intestinal. É isso que indica uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Acompanhando 65 mulheres na faixa etária entre 50 e 65 anos, o estudo revelou a presença de inulina, substância capaz de eliminar os sintomas da prisão de ventre.

Ela é capaz de aumentar a imunidade, incitar a produção de bactérias boas para organismo e reconstituir a flora.

A inulina, quando consumida através de uma banana diária em jejum, pode diminuir sensação de inchaço e excesso de gases, além de ajudar a controlar as taxas de colesterol e o peso.

Para aproveitar os benefícios da fruta, vale a pena apostar no consumo da biomassa de banana verde. Veja como preparar.

Ingredientes:

- Meia panela de água

- 12 bananas verdes.

Modo de Preparo:

Lave as bananas com casca. Tente manter o cabo. Coloque água em uma panela de pressão. Quando estiver borbulhando, acrescente as bananas e feche com a tampa. Deixe chiar por aproximadamente dez minutos. Quando a pressão estiver finalizada, abra a tampa e espere esfriar.

Retire as bananas e remova a casca. Leve as polpas ao liquidificador. Bata com uma pequena quantidade de água quente. Guarde em potes de vidro na geladeira.

A biomassa de banana pode ser utilizada em receitas doces e salgadas. Pode ser guardada na geladeira por aproximadamente uma semana. Também existem versões industrializadas.

Gostou das receitas? Conte para nós! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas para a sua dieta.

TAGS
sobremesa sem açúcar
banana verde
biomassa
lanche saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ