Sem Açúcar

01/08/2015 04:02 - Atualizado em 02/12/2016 08:22

Doce de batata-doce é amigo da dieta

A batata-doce tem mais cálcio, fibras e potássio que a tradicional batata inglesa.

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Redação

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É batata, é doce, mas muito nutritiva e querida pelos marombeiros. A batata-doce conquistou um espaço especial no cardápio de dietas e praticantes de musculação. Mas que tal fugir do tradicional e preparar um doce de batata-doce sem açúcar e sem culpa?

O tubérculo possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a tradicional batata inglesa. Além disso, estimula o intestino, auxilia no controle do diabetes e do colesterol e é uma ótima opção para ajudar no emagrecimento. Aprenda a receita do doce de batata-doce diet e se delicie de forma nutritiva e funcional.

Receita de doce de batata-doce diet

Ingredientes:

- 3 batatas-doces roxas

- ½ xícara de chá de leite desnatado

- 2 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão

- 2 colheres de sobremesa de canela em pó.

Modo de Preparo:

Descasque as batatas, coloque-as em uma panela com água fria e leve ao fogo médio com o recipiente semitampado. Cozinhe até amolecer. Escorra o líquido das batatas e amasse-as ainda quentes.

Em outra panela, junte a massa de batata-doce, o adoçante e o leite. Leve ao fogo brando e mexa sempre até que solte do fundo da panela. Coloque o preparo em um prato fundo e espere esfriar. Use uma colher de sobremesa para fazer bolinhas e depois polvilhe um pouco de canela.

doce de batata-doce

Benefícios da batata-doce na dieta

Consumir o doce de batata-doce é uma alternativa saudável para aqueles que estão cansados de misturar a tubérculo ao frango - o prato tradicional dos marombeiros. As propriedades existentes não se perdem e você continua emagrecendo com saúde, além de fugir da mesmice que a dieta pode se tornar.

A batata-doce apresenta um índice glicêmico (IG) baixo. Essa medida corresponde à velocidade de entrada de glicose na circulação sanguínea após o consumo de um carboidrato.

Alimentos com o IG alto fazem disparar as taxas de açúcar no sangue, fazendo o pâncreas trabalhar dobrado e produzindo insulina em excesso. A substância é a encarregada de levar o açúcar para dentro das células. Esse exagero do organismo acaba por ocasionar o estoque de gordura.

Por isso, a batata-doce também auxilia na prevenção e no tratamento de diabetes tipo 2, além de proporcionar maior sensação de saciedade. Além disso, o tubérculo é rico em vitamina A e sais minerais como cálcio, ferro, potássio, fósforo e fibras.

O consumo do doce de batata-doce e de outras variações do ingrediente pode ser benéfico para a saúde dos olhos, da pele e, em especial, do sistema nervoso. O cálcio presente é atuante nos ossos, o fósforo traz disposição e o potássio mantém a pressão arterial controlada.

Existem pelo menos cinco tipos de batata-doce que você pode encontrar. Saiba a diferença e função de cada um a seguir:

- Branca: É também conhecida como angola ou terra-nova. É menos doce e mais seca, quando comparada às outras

- Amarela: O seu grau de doçura já é superior ao da branca, mas ainda não se iguala às restantes

- Roxa: Se você fizer o doce de batata-doce, esse tipo é o ideal para a receita. Com polpa e casca arroxeadas, ela é muito usada para fazer compotas

- Avermelhada: No Nordeste, essa batata-doce é conhecida como coração-magoado. Sua polpa é amarelada e apresenta veios roxos ou avermelhados

- Laranja: Batata-doce laranja? Sim, mas ela é muito mais comum nos Estados Unidos e na Europa. Possui somente uma variação de cor, mas com os mesmo benefícios de todas.

Pronto para incluir a batata-doce no seu cardápio? Depois nos conte como ficou a receita! E continue ligado nas dicas de saúde e alimentação do Vivo Mais Saudável.

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