Sem Açúcar

23/04/2015 01:52 - Atualizado em 02/12/2016 11:36

Descubra qual dos tipos de açúcar é o mais saudável

Consumo moderado de açúcar é importante para manter funções vitais do organismo.

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Redação

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Você deseja consumir açúcar de uma forma saudável? Saiba que existem diversos tipos de açúcar, um para cada ocasião do cardápio. O sabor, a textura e a composição nutricional variam de acordo com os processos de refinamento pelo qual cada um deles passa.

Saiba quais são as diferenças entre os tipos de açúcar, como incluí-los na alimentação de forma saudável, a quantidade aconselhada e os benefícios que trazem para a sua saúde.

tipos de acucar

Diferentes tipos de açúcar

Açúcar cristal: possui grãos maiores e mais transparentes, o que o torna mais difícil de ser dissolvido nos líquidos. É produzido com a técnica de refinamento leve, que tira cerca de 90% dos sais minerais.

Açúcar refinado: no refinamento, aditivos químicos como o enxofre deixam o produto com aparência clara e uniforme. O açúcar branco é usado em quase todas as sobremesas e bebidas, das mousses ao cafezinho.

Açúcar de confeiteiro: o segredo deste ingrediente é o processo de refinamento sofisticado pelo qual ele passa. O açúcar de confeiteiro é muito usado para decorar biscoitos e tortas.

Açúcar orgânico: do plantio à industrialização, esse açúcar não utiliza ingredientes artificiais, nem agrotóxicos. Visualmente, este ingrediente tem cristais mais grossos e mais escuros que os outros açúcares.

Açúcar light: esse açúcar surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que adoça quatro vezes mais que açúcar comum.

Açúcar mascavo: essa variedade possui coloração caramelo e mais úmida. O sabor do açúcar mascavo lembra o da rapadura. Estas características aparecem após extraí-lo do cozimento e da cristalização do caldo de cana-de-açúcar.

Açúcar demerara: a produção desse açúcar é bem parecida com o mascavo. Porém, o açúcar demerara passa por um processo de refinamento leve, durante o qual não recebe nenhum aditivo químico.

Benefícios de cada tipo de açúcar

O mascavo é um dos tipos de açúcar mais saudáveis. Sua qualidade nutricional é melhor e, por não passar pela refinação, ele conserva nutrientes como ferro e cálcio.

Com leve refinamento, o açúcar demerara também conserva todos os nutrientes. A melhor escolha para esse tipo de açúcar é a forma orgânica, pois mantém todos os nutrientes sem nenhuma substância aditiva.

O açúcar light possui menos calorias porque é uma mistura de açúcar refinado e adoçantes. Porém, tenha cautela no consumo.

Entre o açúcar cristal e o açúcar refinado, não há grandes diferenças. Na verdade, eles perdem mais de 90% de seus nutrientes no processo de refinamento. Dentre os tipos de açúcar, são os menos benéficos para a saúde.

Aprecie com moderação

Diante dos comprovados prejuízos que o excesso de açúcar tem provocado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu uma nova diretriz que incentiva os países a reduzirem o consumo de açúcar para até 5% da dieta diária da população.

Na prática, isso significa consumir no máximo 25g do doce por dia, algo em torno de seis colheres de chá ou um pouco menos que duas colheres de sopa.

A indicação da OMS engloba também o açúcar escondido nos alimentos industrializados e feitos em casa - como biscoitos, bebidas e bolos - e açúcares naturais presentes no mel, em xaropes e em sucos de fruta. Uma latinha de 350ml refrigerante, por exemplo, chega a ter quase 40g.

Os únicos açúcares que ficaram de fora da mira da organização (e, portanto, não entram na conta dos 25g) são aqueles presentes em frutas e vegetais frescos e integrais, já que não há indícios de que sejam prejudiciais à saúde.

E você, como controla o consumo de açúcar? Conte para nós! E não esqueça de conferir as novidades de alimentação do Vivo Mais Saudável.

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