Sem Açúcar

25/11/2014 04:21 - Atualizado em 07/12/2016 08:39

Conheça os principais alimentos para diabéticos e hipertensos

Alimentos para diabéticos e hipertensos devem ser controlados para manter a saúde em dia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ter uma alimentação regrada é uma forma de evitar doenças. E para quem tem diabetes e hipertensão, é a melhor forma de manter a saúde em dia. Então que tal descobrir quais são as indicações de alimentos para diabéticos e hipertensos? 

Dicas de alimentos para diabéticos e hipertensos

Tendo ligações como a obesidade, sedentarismo e má alimentação, as duas doenças são conhecidas por suas diversas restrições. Enquanto uma demanda a diminuição do açúcar, a outra controla os índices de sódio diariamente.

alimentos-para-diabeticos-e-hipertensos

Segundo a nutricionista Renata Rodrigues Oliveira, o paciente deve prestar atenção em sua alimentação diariamente. “Sem cuidado, ele corre o risco de elevações de pressão, que são assintomáticas na maioria dos casos e podem causar danos ao coração e outros órgãos no futuro”, comenta.

Buscando uma dieta saudável, o indivíduo que sofre com as duas doenças deve prestar atenção a sua dieta, adicionando alimentos para diabéticos e hipertensos e retirando os que são proibidos. Frutas, verduras, legumes, grãos integrais e carnes magras são os alimentos mais indicados para a saúde, segundo a nutricionista.

Alimentos para diabéticos

Macarrão, arroz, pão, cereais tipo muesli sem açúcar, de preferência às versões integrais. Acelga, escarola, almeirão, brócolis, abobrinha, vagem, chuchu, cenoura. Maçã, pera, laranja, mamão, melão, melancia. Leite desnatado, queijo tipo minas, margarina, iogurte de preferência nas versões light. Carnes magras como frango e peru, peixe, frutos do mar.

Alimentos proibidos na diabetes

Açúcar, mel, geleia, compota, marmelada, produtos de confeitaria e pastelaria, chocolates, balas, sorvetes, fruta em calda, frutas secas e fruta muito doce como banana, figo, uva e dióspiro, refrigerantes e outras bebidas açucaradas.

Ficar ligado sempre nos ingredientes descritos nos produtos é conhecer tudo o que você está comendo. Para os diabéticos, é interessante dar uma olhada nos alimentos que contenham glicose, xilitose, frutose, maltose ou açúcar invertido, algumas formas de “esconder” o açúcar utilizando ouros nomes.

Alimentos para diabéticos e hipertensos

alimentos-para-diabeticos-e-hipertensosO diabético que também é hipertenso deve controlar a quantidade de sal e açúcar em cada um dos alimentos digeridos. E a cafeína deve ser consumida com moderação.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, estes passos são importantes para que o diabético e hipertenso mantenha uma alimentação balanceada:

- Coma variados tipos de verduras, legumes e frutas

- Dê preferência para aqueles alimentos que são ricos em fibras, como verduras, frutas e legumes, leguminosas (feijões), cereais integrais como arroz, pão e farinhas

- Deixe de lado os alimentos ricos em açucares como doces, refrigerantes, chocolates e balas

- Evite sal de cozinha e alto teor de sal, temperos prontos e alimentos industrializados

- Para dar mais sabor, use ervas como cebolinha e orégano, especiarias e limão

- Diminua o consumo de gordura (manteiga e margarina, frituras e alimentos industrializados)

- Prefira leite desnatado, queijos brancos, carnes magras e pratos com pouco óleo e gorduras

- Reduza a ingestão de bebidas alcoolicas.

Mesmo os alimentos para diabéticos e hipertensos não devem ser consumidos com exagero. Por isso, o importante é consultar um nutricionista e manter o acompanhamento de um endocrinologista e um cardiologista, que vão monitorar todo o tratamento.

No dia a dia, lembre também de controlar a quantidade diária de carboidratos e de consumir alimentos ricos em fibras, que causam a sensação de saciedade. E não deixe de lado a ingestão diária de dois litros de água para manter o organismo em pleno funcionamento.

Já conhece o Vivo Cuidados com Diabetes? Assine e receba dicas de alimentação, exercícios e tudo o que você precisa para se cuidar e aproveitar o melhor da vida.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
nutrição
saúde
alimentação
diabetes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ