Sem Açúcar

05/11/2014 05:37 - Atualizado em 06/12/2016 11:52

Confira uma sugestão de cardápio para diabetes tipo 1

Um dos principais cuidados com o cardápio para diabetes tipo 1 é evitar carboidratos de absorção rápida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com grandes restrições, quem enfrenta a diabetes tipo 1 deve consumir alimentos saudáveis e ricos em vitaminas, minerais, fibras e carboidratos de lenta absorção. Confira uma dica de cardápio para diabetes tipo 1 e sugestões da nutricionista Renata Rodrigues Oliveira sobre o que evitar em sua alimentação.

Dicas para o cardápio para diabetes tipo 1

De acordo com a nutricionista, um dos principais cuidados que o indivíduo com diabetes tipo 1 deve ter é consumir bons carboidratos, como batata doce e arroz integral. O diabético também deve dar prioridade para alimentos como cereais, frutas, verduras, legumes e carnes magras.

No cardápio para diabetes tipo 1, jamais podem ser encontrados açúcar e carboidratos com absorção rápida, como arroz integral, bolos, pão branco, frituras. A melhor ideia é sempre priorizar alimentos saudáveis e com grande quantidade de fibras.

cardapio-para-diabetes-tipo-1

Sugestão de cardápio para diabetes tipo 1

Confira um cardápio para diabetes tipo 1 fácil de ser seguido. Confira as dicas:

Café da manhã

- Uma fatia de fruta da sua preferência

- Um copo de café com leite de soja

- Uma fatia de pão integral com ricota.

Lanche da manhã

- Chá verde ou branco

- Uma porção de salada de frutas com uma colher de chia ou farinha de linhaça dourada

Almoço

- Salada. Priorize um prato recheado de salada, elas são um dos mais importantes alimentos do cardápio para diabetes tipo 1. Escolha os vegetais de tons mais escuros. A salada deve ocupar 2/4 do prato. Tempere a salada com pouco sal e azeite de oliva extra virgem.

cardapio-para-diabetes-tipo-1

- Três colheres de arroz integral

- Três colheres de feijão

- Uma proteína de sua preferência. Dê prioridade para carnes sem gordura no cardápio para diabetes tipo 1, como peixes e filé de frango grelhado.

Lanche da tarde

- Uma porção de iogurte grego com aveia.

Jantar

- Salada: priorize um prato recheado de salada. Escolha os vegetais de tons mais escuros. A salada deve ocupar 2/4 do prato.

- 3 a 4 colheres de massa integral com vegetais.

Ceia

- Batida de morangos com leite de soja.

O que é a diabetes tipo 1?

O indivíduo com diabetes tipo 1 não produz a quantidade suficiente de insulina no pâncreas, fazendo com que sejam necessárias injeções para normalizar a quantidade de glicose no sangue. A insuficiência é mais comum em jovens e deve ser tratada diariamente com injeções de glicose.

Segundo a nutricionista, a carga genética determina qual pessoal desenvolverá a doença e qual não será afetada. “A suscetibilidade das células beta a vírus pode ser aumentada pela diabetes tipo 1, além de favorecer o desenvolvimento de anticorpos autoimunes contra as células beta, resultando em sua destruição. Em outros casos, parece haver simples tendência hereditária à degeneração das células beta”, explica Renata.

info-diabetes

Agora que você já sabe mais sobre a doença, que tal responder algumas perguntas em um teste sobre o risco de diabetes? Não esqueça de deixar um comentário e acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
diabetes
diabetes tipo 1
dieta para diabéticos
alimentação saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ