Sem Açúcar

25/11/2014 07:28 - Atualizado em 09/12/2016 05:36

Confira uma deliciosa receita de panetone light

Panetone light é uma opção saudável para quem não quer abrir mão de um clássico do Natal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a chegada do fim do ano e a proximidade das festas, não seria justo deixar quem está de dieta ou simplesmente busca uma alimentação mais saudável passando vontade de aproveitar as delícias típicas das ceias de Natal e Réveillon. O Panetone light de frutas secas é a alternativa para quem quer uma noite de natal mais leve ou um café da manhã ou lanche da tarde diferente para essa época do ano.

panetone-light

Confira a seguir duas opções de panetone light para suas festas:

Receita de panetone light

Ingredientes:

5 tabletes de fermento biológico para pães
1 xícara (café) de leite morno desnatado
7 colheres (sopa) de adoçante culinário
1 kg de farinha de trigo
5 ovos batidos
1 colher (sopa) de raspas de limão
1 colher (sopa) de raspas de laranja
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 lata de creme de leite light
5 colheres (sopa) de margarina light
1/2 xícara (chá) de uva passa
1/2 xícara (chá) de damasco seco
1/2 xícara (chá) de ameixa seca
1/2 xícara (chá) de pera seca.

Modo de Preparo:

Misture o fermento biológico com o leite, o adoçante culinário e metade da quantidade de farinha. Deixe descansar num lugar protegido e quentinho, pode ser dentro do micro-ondas desligado, por 15 minutos. Junte os ovos batidos, o restante da farinha e os demais ingredientes. Misture bem com a ponta dos dedos até formar uma massa homogênea.

Coloque em uma forma de papel própria para panetone (ou em uma assadeira redonda e bem funda untada). Cubra com papel alumínio e leve ao forno levemente aquecido entre 80 °C e 120 °C, porém desligado. Deixe por 20 minutos ou até a massa crescer. Preaqueça novamente o forno a 180 °C e volte a colocar o panetone light para assar por 30 minutos.

Para saber se ele está pronto, pode ser feito o teste do palito. Espete um palito de dentes na massa. Se ele sair limpo, o panetone light já está pronto.

Outra versão do panetone light

Existe ainda uma outra opção de panetone light bem interessante, que leva quase os mesmos ingredientes. A diferença é a forma de preparo e a divisão em pequenas porções.

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo
100 g de fermento biológico fresco
200 g de manteiga
40 gotas de adoçante
8 gemas de ovo
10 g de sal
250 g de frutas cristalizadas lavadas
150 g de uva passa
Essência de baunilha
Essência de laranja
Água.

Modo de Preparo:

Numa vasilha, faça uma esponja com 100g de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água e deixe descansar por 15 minutos. Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas e as uvas por último. Faça uma massa bem macia.

Deixe descansar coberto com um pano, durante 20 minutos. Após mais este descanso, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro.

Após tudo pronto, pegue uma faca, faça os cortes em formato de cruz em cima de cada panetone, puxe as abinhas para fora, e coloque por cima uma colherinha de manteiga sem sal, levando para assar em uma assadeira no forno médio a 180ºC.

Gosta das nossas dicas de nutrição e receitas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
natal
receitas
alimentação
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ