Sem Açúcar

10/08/2015 04:37 - Atualizado em 04/12/2016 03:06

Bolo de especiarias: Aprenda essa receita saudável e saborosa

O bolo de especiarias leva gengibre e canela, importantes para fortalecer o organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O bolo de especiarias é preparado com misturas que garantem uma explosão de sabores a cada mordida. Com canela e gengibre, dois elementos comentados pelos seus benefícios à saúde, a delícia ainda leva farinha de amêndoas, maçã ralada e semente de chia. Tudo saudável, nutritivo e muito gostoso. Deu água na boca? Descubra como preparar.

bolo de especiarias

Receita de bolo de especiarias

O bolo de especiarias tem aroma e sabor inconfundíveis. Se quiser, acrescente outros ingredientes, como sementes e frutas secas. Aposte em boas escolhas e arrase no lanche.

Ingredientes:

- 4 ovos

- 1 maçã ralada

- 2 xícaras de farinha de amêndoas

- 2 colheres de chá de fermento químico em pó

- ½ xícara de erythritol (tipo de adoçante)

- ½ xícara de óleo de amêndoa torrada

- 3 colheres de sopa de semente de chia

- 1 colher de chá de canela

- 1 colher de chá de cravo-da-índia

- 1 colher de chá de gengibre em pó

- ½ colher de chá de cardamomo

- 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:

Bata os ovos com o erythritol até que fique cheio de ar. Junte todos as especiarias e o sal. Acrescente o óleo, a farinha de amêndoas, a maçã ralada e o fermento. Mexa com a ajuda de uma colher. Jogue a massa em uma forma untada com óleo e farinha sem glúten. Leve para o forno em temperatura média por aproximadamente 40 minutos.

Quando o bolo de especiarias estiver dourado, retire e espere esfriar. Corte em fatias e aproveite.

Benefícios do bolo de especiarias

A escolha de bons ingredientes é capaz de transformar o seu bolo de especiarias em um remédio natural. Você sabia que a canela e o gengibre podem trazer resultados positivos para a sua saúde? Veja a seguir motivos pelos quais você deve apostar no consumo desses alimentos.

Canela

Duas substâncias encontradas na canela podem ser responsáveis pela proteção do cérebro. A doença de Alzheimer, que acarreta a morte de neurônios e a perda de funções básicas do dia a dia, pode ser combatida com o consumo de cinamaldeído e epicatequina, elementos da especiaria.

De acordo com Roshni George, cientista da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, as duas substâncias agem com a proteína tau, que proporciona as conexões entre os neurônios. Apesar de motivadora, a pesquisa do cientista demanda novos estudos para comprovar as propriedades do ingrediente contra a doença.

Gengibre

A sabedoria popular estava certa. Segundo cientistas do Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota, também nos Estados Unidos, o gengibre pode proteger o intestino de cânceres. Os testes feitos pelos pesquisadores identificaram que o gingerol - elemento que dá sabor ao alimento - assegura o desenvolvimento lento de tumores. Novas pesquisas devem fundamentar os resultados.

Preparado para aproveitar os benefícios do bolo de especiarias? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir mais dicas de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
canela
gengibre
bolo diet
lanche da tarde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ