Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

ESPECIALIDADE

Nutrição

ONDE ATENDE

Instituto Mineiro de Endocrinologia - Rua Alagoas, 601 - Savassi - Belo Horizonte

Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

Apresentação

Nutricionista formada pela UNI-BH, especialista em Nutrição Clínica (Faculdade São Camilo), em Fisiologia do Exercício Avançada (Instituto Aleixo) e em Obesidade e Emagrecimento (Estácio de Sá). Atualmente, pós-graduanda em Alimentos Funcionais e Nutrigenômica (Estácio de Sá).

O que Trata

Alimentação.
 

Formação Acadêmica

Possui cursos de Personal Diet, Atendimento em Consultório, Dietoterapia na Prática Clínica e Nutrição em Cirurgia Bariátrica.

Cargos e Títulos

Membro do Instituto Mineiro de Endocrinologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Especialista em Nutrição Clínica, Fisiologia do exercício e Obesidade e emagrecimento; colunista convidada de sites e publicações de vida saudável.

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Sem Açúcar

01/12/2014 06:00 - Atualizado em 06/12/2016 08:07

Açúcar: Nutricionista explica o que você sempre quis saber

Leia a rápida entrevista e saiba de informações importantes sobre este ingrediente cada vez mais presente na alimentação.

POR

Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

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Ele é bastante polêmico, mas pouca gente sabe a razão. Cortar ou não da dieta? Que tipo usar? Quais problemas ele pode causar à saúde? Muitas são as perguntas sobre o açúcar. Mas a resposta é mais simples do que você pode imaginar. Comente e compartilhe ao final. Vivo Mais Saudável é informação que faz bem! 

1. Por que o açúcar é tão questionado na alimentação?

Não precisamos de açúcar de adição. O que já está nos alimentos é suficiente.

Você corre o risco de desenvolver diabetes? Faça o teste e descubra.

2. Que tipo de problemas o uso excessivo de açúcar pode causar?

Açúcar de adição pode ocasionar ganho de peso e junto com ele o aparecimento de várias doenças, como o diabetes, para citar um dos problemas.

Clique e veja o especial do Vivo Mais Saudável sobre Diabetes

3. Mito ou verdade que há diferença entre consumir açúcar refinado, mascavo, demerara ou mel? 

Sim. Em relação ao valor calórico, são todos iguais, a diferença está no poder nutritivo. O açúcar mascavo, demerara e o mel seriam os melhores, pois quase não foram refinados; mantendo seus nutrientes. Quanto mais escuro o açúcar, mais nutrientes ele tem.

Saiba qual é o peso ideal para sua estrutura corporal.

4. Entre os adoçantes, há o mais indicado?

Hoje, quanto menos adoçante usarmos melhor, pois ainda não foi comprovado seus malefícios à saúde. Sabemos que os mais seguros são o stévia e a sucralose.

Obesidade e Obesidade Infantil

5. Compulsão alimentar por alimentos doces, como identificar e o que fazer?

Nesse caso o ideal é consultar um especialista que irá avaliar o caso e tomar as providências necessárias. Já adianto que comer doces diariamente é um hábito inadequado e que deve ser melhorado.

Fique por dentro das nossas dicas de Alimentação e tenha um cardápio cada vez mais nutritivo. Acompanhe também nossos especialistas pelo Google + e curta a página do Vivo Mais Saudável no Facebook para receber informação que faz bem todos os dias!

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