Sem Açúcar

12/10/2014 02:55 - Atualizado em 04/12/2016 05:33

Açúcar nos alimentos nem sempre é fácil de ser percebido

Saiba como descobrir se há açúcar nos alimentos que você pretende consumir.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Todos os carboidratos que ingerimos tornam-se açúcares durante o processo de absorção dos nutrientes. A função desses alimentos é fornecer e armazenar energia. O que poucas pessoas sabem é que também há açúcar nos alimentos que fazem parte do dia a dia – como um simples pão, por exemplo.

O consumo exagerado de alimentos repletos de açúcar ou carboidratos afeta a saúde e aumenta a facilidade em ganhar peso. E o risco mais problemático pode ser o desencadeamento de diabetes.

acucar-nos-alimentos

Problemas do açúcar nos alimentos

Além de causar acúmulo de gordura, os carboidratos que se transformam em açúcar fazem com que a glicose suba rapidamente no sangue, sobrecarregando o pâncreas, que necessita de uma quantidade maior de insulina para controlar a glicemia. Em alguns casos, de tão grave, o problema pode desencadear até resistência à insulina.

É importante lembrar que o problema não é o consumo de carboidrato, e sim a quantidade ingerida. Dê preferência para os alimentos com baixo índice glicêmico, conhecidos por ter uma digestão mais lenta. Para diminuir a velocidade da absorção dos nutrientes de carboidratos como o pão, vale apostar na proteína, que diminui a rapidez da função.

Muito mais saudáveis, frutas, legumes e verduras também são repletos de açúcar nos alimentos. Porém, a quantidade de nutrientes e fibras ajudam a reduzir a velocidade da absorção da glicose.

acucar-nos-alimentos

Açúcar nos alimentos

- 0% de gordura

A maioria dos alimentos sem gordura tem uma maior quantidade de açúcar. Isso se dá por conta da cremosidade que o produto precisa atingir para se tornar parecido com o original. Para ter noção, um iogurte de 150 gramas com baixa porcentagem de gordura pode conter até 20 gramas de açúcar – mais ou menos a quantidade diária de açúcar recomendada para mulheres.

- Molhos industrializados

Polpa de tomate e maionese são exemplos de alguns tipos de molhos repletos de açúcar. O açúcar é adicionado na polpa de tomate para que a mistura fique menos ácida. A quantidade de açúcar no alimento chega a 3 colheres de chá de açúcar a cada 150 gramas.

- Pão

Aquele pãozinho de todas as manhãs é um dos alimentos que podem comprometer a sua dieta. Estima-se que uma fatia de pão pode ter em média três gramas de açúcar. Nesse caso, é importante lembrar que nem sempre porque o alimento é salgado que não pode existir uma boa quantidade de açúcar. O açúcar nos alimentos na maioria das vezes está implícito nos ingredientes.

- Batatas

Ricas em carboidratos, as batatas são alimentos extremamente calóricos. Dê preferência para as versões assadas ou em saladas. Coma somente de vez em quanto as versões envolvidas por molhos ou fritas. Já existem máquinas que somente com o ar deixam as batatas crocantes como se fossem fritas, diminuindo assim a quantidade de gordura.

Lembre-se que a chave de uma boa alimentação é diminuir progressivamente o açúcar nos alimentos. Uma pequena quantidade de carboídrato é liberada em todas as refeições. Saiba escolher e tenha saúde.

Gostou das nossas dicas de açúcar nos alimentos? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação saudável
dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ