Sem Açúcar

09/04/2015 01:22 - Atualizado em 29/11/2016 05:58

Açúcar faz mal? Conheça mitos e verdades

Rodeado de mitos, o açúcar somente faz mal quando consumido em excesso.

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Redação

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Açúcar faz mal quando consumido em mais de 50g diários. Esse é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A quantidade equivale a, aproximadamente, cinco colheres de sopa.

No entanto, apesar de prejudicial se ingerido em demasia, o açúcar é necessário para fornecer glicose ao corpo e fazer com que o cérebro, a retina e os rins estejam em pleno funcionamento. Quando o açúcar está em falta no organismo, podem ocorrer dores de cabeça e má lubrificação nos olhos.

Além disso, a glicose é responsável por facilitar a proliferação de bactérias que ajudam no processo digestivo, eliminando aquelas que são nocivas. Fonte de fósforo, cloro, potássio, cálcio e magnésio, o açúcar faz mal apenas quando em quantidades excessivas. Saiba como consumir doces adequadamente.

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Mitos e verdades sobre o açúcar

Adoçantes são melhores que açúcar

Doce ilusão. Essa afirmação não passa de mito. Além de bastante prejudiciais, os adoçantes aumentam o nível de açúcar no sangue, favorecem o desenvolvimento de bactérias e podem provocar obesidade, ansiedade, redução da absorção de vitaminas, doenças inflamatórias e depressão.

Açúcar nos deixa mais satisfeitos

Mito. Apesar de aumentarem substâncias que nos dão prazer, chocolates e balas são grandes causadores de obesidade e aumento de peso. Vegetais, legumes e frutas são alimentos que possuem açúcar na medida certa e saciam por mais tempo. Nesse caso, açúcar faz mal quando consumido de maneira errada.

Comer frutas faz bem

Verdade. Fibras, nutrientes e energia são oferecidos nas frutas. O cuidado deve ser tomado com os sucos de fruta industrializados, no qual há adição de açúcar. As calorias desses produtos são tão vazias quanto as encontradas em refrigerantes.

Açúcar orgânico também faz mal

Verdade. Apesar de a propaganda do açúcar de origem orgânica ser boa, ele não oferece nenhum benefício real à saúde. Extraído da cana-de-açúcar, a produção desse composto passa por um processo diferente do açúcar comum, mas as propriedades se mantêm as mesmas.

Em alta dosagem, pode provocar aumento do colesterol e dos triglicerídeos, resistência à insulina e problemas coronários.

Dieta sem açúcar é o caminho da saúde

Já que açúcar faz mal, é melhor não ingeri-lo de forma alguma, correto? Errado. O açúcar, como qualquer outro composto, é necessário para a dieta. Uma forma de equilibrar o consumo é utilizando os produtos feitos à base de mel e açúcar mascavo, que contêm um teor mais alto de frutose. Porém, lembre-se que é preciso balancear e não eliminar de vez o açúcar.

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O que consumir, se açúcar faz mal?

Já que os adoçantes não são a melhor forma de substituição do açúcar, alguns produtos de origem natural podem ajudar a equilibrar seu cardápio.

Açúcar mascavo

Obtido nas primeiras extrações da cana, o mascavo tem menos calorias e mais minerais que o açúcar comum. Pode ser utilizado da mesma forma que o branco, mas com moderação, pois esse açúcar faz mal quando consumido exageradamente.

Mel

Feito à base de frutose e glicose, o mel é fonte de vitaminas do complexo B, minerais e carboidratos. Ele tem ações antifúngica e bactericida. No entanto, seu teor calórico é alto e não deve ser consumido em grande quantidade. Quando aquecido, pode perder seus nutrientes, portanto use-o na forma natural.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

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