Receitas Saudáveis

13/07/2015 05:05 - Atualizado em 14/10/2016 02:16

Yakitori: Veja como preparar o espetinho japonês

Aprender a receita de yakitori é trazer para dentro da sua casa um pedacinho da cultura japonesa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ao caminhar pelas ruas do Japão, é comum encontrar bancas de comida de rua que oferecem o yakitori. A iguaria é um espetinho de carne e vegetais, grelhado na brasa e com um molho especial, muito popular entre os moradores do país asiático.

Pedaços de frango, acompanhados de vegetais e legumes, são os quitutes mais tradicionais. Mas é possível adequar a receita típica da alimentação japonesa com suas preferências pessoais. Outros tipos de carnes ou acompanhamentos podem ser inseridos no seu yakitori.

yakitori

Experimente o yakitori tradicional

Que tal chamar os amigos para um jantar temático? Vale investir em detalhes que remetam à cultura japonesa para criar um clima especial. Ao invés de servi-los na mesa, arrume a sala com almofadas no chão para acomodar os convidados e desfrute de um momento descontraído (e muito saboroso!).

Ingredientes:

- 1 peito de frango cortado em cubos

- 1/2 maço de cebolinha cortada em pedaços pequenos

- 1 pimentão verde cortado em quadrados.

Molho:

- 1/2 xícara de saque mirin

- 1/2 xícara de shoyu

- 1 colher de sopa de açúcar bem cheia

- 1/2 colher de chá de gengibre ralado.

Modo de Preparo:

Para o preparo do prato, pegue os pedaços de frango, pimentão e cebolinha e coloque no espeto, alternadamente. Em uma panela, ferva os ingredientes do molho, reduzindo-os até obter um caldo mais grosso. Pegue os espetinhos e passe no molho.

Asse em uma grelha por alguns minutos até dourar bem. Passe novamente no molho e retorne para a grelha, assando os demais lados, até que o espetinho todo esteja dourado e grelhado por igual.

Yakitori de frango e cogumelos frescos

yakitori

Ingredientes:

- 1 e 1/2kg de peito de frango em cubos

- 400g de cogumelos frescos

- 1/2 maço de cebolinha (parte branca e verde)

- Sal e pimenta-do-reino

- Espetos de madeira, ou bambu, mergulhados na água por 20 minutos (para não queimar no fogo).

Molho:

- 6 colheres (sopa) de molho de soja

- 6 colheres (sopa) de saquê

- 6 colheres (sopa) de mel

- 1 e 1/2 colher (sopa) de vinagre de arroz

- 1 e 1/2 colher (sopa) de gengibre fresco amassado

- 1 colher (sopa) alho amassado.

Modo de Preparo:

Aqueça a grelha ou a churrasqueira. Enquanto isso, cozinhe o molho de soja, o saquê, o mel, o vinagre, o gengibre e o alho em fogo baixo. Mexa no final do cozimento até obter a consistência de molho denso. Retire do fogo e reserve. Em separado, tempere os pedaços de frango com o sal e a pimenta-do-reino.

Coloque o frango nos espetos, alternando com tiras de cebolinha e cogumelos. Leve para grelhar até ficarem dourados. Antes de retirar do fogo, pincele um pouco do molho e deixe por mãos dois ou três minutos. Sirva a seguir.

Qual das duas receitas de yakitori será a sua aposta? Não deixe de comentar a sua experiência e conte se essa delícia foi aprovada pela família. Continue acompanhando as novidades e dicas de nutrição no Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação
nutrição
comida japonesa
gastronomia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ