Receitas Saudáveis

16/03/2015 07:49 - Atualizado em 30/11/2016 08:27

Você sabe quanto açúcar está ingerindo? Compare os alimentos

A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo diário de 50g de açúcar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Apenas 50g de açúcar. É essa quantidade que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera saudável, segundo comunicado divulgado recentemente. Isso é praticamente liquidado em três bolachinhas recheadas, por isso é necessário controlar a dieta e realizar substituições.

Açúcar nos alimentos

Refrigerante

O refrigerante à base de cola é um dos campeões na quantidade de sacarose. Em 355ml de bebida, você chega a consumir mais ou menos 12 colheres da substância. Para substituí-la e apostar em uma bebida mais saudável, prepare um suco de laranja natural. Ele contém cerca de 8g de açúcar e ainda é rico em vitaminas.

acucar

Leite achocolatado

236ml de leite achocolatado somam oito colheres de sacarose. A mistura, ainda, é repleta de calorias. A substituição perfeita, tanto para os pequenos quanto para os adultos, é a opção diet. Mas cuidado: alimentos que restringem o açúcar geralmente contêm quantidades exageradas de outras substâncias, como o sódio.

Chá de pêssego

Estima-se que 600ml de chá pronto de pêssego tenham 17 colheres de sacarose. A versão diet, com sacarose reduzido, pode ser feita em casa. Compre uma caixinha de chá de pêssego e prepare a infusão. Coloque o líquido na geladeira e adicione poucas gotinhas de adoçante. Beba gelado.

Barra de cereal com chocolate

A barrinha de cereal com chocolate, aquela que você guarda para ser o seu lanchinho da tarde, conta com duas colheres de sacarose. Para apostar em uma opção mais magra, prepare a sua barrinha em casa. Separe as sementes que você gosta e adicione uma colher de mel para dar a liga.

Bolo pronto

Com sete colheres de sacarose, a fatia de bolo pronto pode ser substituído por uma versão caseira integral. Escolha os bolos de fruta, como o de banana com aveia, e prefira farinha integral.

Bolachas recheadas

Três bolachas recheadas sabor morango contam com quatro colheres de açúcar. Extremamente calóricas, essas bolachinhas não agregam nada à saúde. Na hora de escolher, prefira as versões integrais com sementes. Existem também opções diet.

Barra de chocolate branco

A barra de chocolate branco soma quatro colheres de sopa, meia colher a mais que a versão ao leite. Para não exagerar, a dica é comer apenas alguns quadradinhos. Se possível, sempre escolha o chocolate amargo, que conta com mais cacau de cacau.

Leite condensado

Se você é fã do leite condensado, comece a pensar em substituições. O alimento, com 13 colheres de sopa de açúcar, é extremamente calórico. Para fazer escolhas saudáveis e corretas, mas sem abrir mão dos prazeres gastronômicos, coma pequenas quantias de docinhos como brigadeiro e beijinho. Pode ser no "dia do lixo" da sua dieta.

acucar

Como diminuir o açúcar consumido?

Se você passa o dia no trabalho e está pensando em como diminuir as quantidades de sacarose consumida, comece com pequenas atitudes. Acompanhe:

Leve frutas para o trabalho

Elas têm frutose, açúcar natural, e vitaminas importantes para a saúde.

Tire a sacarose do cafezinho

Ao preparar o seu café, comece substituindo a substância por adoçante. Ao longo do tempo, diminua a quantidade e, se possível, pare de adicioná-la.

Chocolate só nos finais de semana

Opção deliciosa de sobremesa, os chocolates devem ser consumidos apenas nos finais de semana. Ao escolher, dê preferência para as versões com mais de 50% de cacau.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
calorias
sacarose
diabetes
quantidade de açúcar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ