Receitas Saudáveis

09/01/2015 02:01 - Atualizado em 12/11/2016 03:32

Veja dicas para comer bem e manter a saúde em dia

Para comer bem, é preciso evitar excessos e apostar na diversidade de nutrientes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma alimentação saudável não deve privar você de comer o que gosta. Características como hábitos alimentares anteriores, disposição física e equilíbrio nutricional precisam ser levados em conta na equação para montar o seu cardário. No fim, comer bem é evitar o exagero e buscar a diversidade.

Comer bem

Dicas para comer bem

Para que haja uma alimentação balanceada, é recomendado que sejam ingeridos alimentos de diversas funções e diferentes cadeias alimentares. Veja mais dicas:

- Para comer bem, há uma infinidade de opções. Por isso, busque comidas diferentes e não repita as mesmas várias vezes por dia. Coma diversos tipos de frutas, proteínas e vegetais.

- Na hora do almoço, faça pratos coloridos. Folhas e vegetais são ótimas opções.

- Prefira  os alimentos que foram extraídos da natureza já adocicados e evite alimentos que foram adocicados industrialmente.

- O excesso de sal, gorduras e açúcar deve ser evitado. Dê sempre preferência para as gorduras boas, como peixes em geral, salmão (rico em ômega 3), truta, atum, linguado.

- Beba água regularmente para estar sempre hidratado. Com essa medida, você manterá o organismo em pleno funcionamento.

- Outra dica para comer bem é não beber durante as refeições.

- Lembre-se: vegetais e frutas cruas mantêm seus nutrientes ativos.

- As refeições devem ser realizadas com tranquilidade. Evite correria nessa hora: melhor comer bem e voltar mais disposto ao trabalho do que comer mal e perder produtividade (e saúde). Em casa, converse com os familiares e não assista à televisão.

- A sensação de sacidade não é imediata. Leva algum tempo até que o cérebro chegue à conclusão de que você está satisfeito. Por isso, comer rápido pode levar você a exagerar na dose.

- Aposte em alimentos termogênicos, como pimenta, para acelerar o seu metabolismo.

- Invista em fibras para chegar à saciedade. Para isso, comer aveia é uma ótima opção.

Horários para comer bem

Para comer bem, é importante se alimentar de forma fracionada, ou seja, diversas vezes ao dia, em pequenas quantidades. Dessa forma, você vai sentir menos fome e estará sujeito a menos exageros na hora de se servir.

Pela manhã, aposte em alimentos cheios de nutrientes para vitaminar o seu dia. Saladas de frutas e sucos são uma boa pedida nessa refeição.

Ao meio-dia, a fim de reunir as proteínas necesárias, você pode comer carnes, de preferência peixe e frango. A carne vermelha é mais pesada, tem mais gordura e está associada a problemas cardíacos. 

Durante o jantar, coma refeições leves, como saladas, sopas e cremes. À noite, o metabolismo tende a estar mais lento. Assim, alimentos pesados ou muito calóricos podem causar desconforto, azia e queimação.

Gosta das nossas dicas de nutrição? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
nutrição
alimentação
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ