Receitas Saudáveis

21/06/2015 09:09 - Atualizado em 03/12/2016 09:41

Veja como utilizar o fermento natural nas suas receitas

O pão au levain tem casca grossa, sabor acentuado e grandes bolhas no miolo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já ouviu falar do fermento natural? Criado na sua própria cozinha, ele é mais delicado e sensível. Porém, para atingir um resultado satisfatório, é preciso ter paciência.

Os micro-organismos desse ingrediente garantem a criação de um pão com sabor mais forte e rústico, com casca grossa. Não é à toa que é apreciado pelos melhores chefs do mundo inteiro. Saiba mais sobre a fermentação natural e aprenda uma receita de pain au levain.

fermento natural

Fermento natural X industrializado

Os micro-organismos do fermento natural se alimentam da glicose da farinha de trigo. A partir disso, bolhas de gás carbônico são criadas, possibilitando o crescimento da massa. É por isso que todas as receitas produzidas com o fermento biológico devem repousar antes de irem para o forno - em contato com o calor, os micro-organismos morrem e a fermentação para.

Já o fermento industrializado conta com leveduras produzidas de maneira artificial. Quando adicionado à massa, as bolhas são criadas pela ação dos elementos químicos do ingrediente, que ocasionam o crescimento da receita dentro do próprio forno.

Utilizar o fermento natural nas receitas rende alguns benefícios. Além de mais saborosos e aromáticos, os pães criados dessa maneira duram mais tempo que os industriais. Fora disso, não contam com a adição de açúcares e gordura.

A produção caseira é um pouco mais complicada e exige renovação constante. Por outro lado, você acaba conhecendo todos os ingredientes utilizados no processo e pode escolher os produtos mais confiáveis.

Prepare o seu fermento natural

Ingredientes:

- 50g de farinha de trigo

- 50g de farinha de trigo integral

- 75ml de água.

Modo de Preparo:

- 1º dia: Misture todos os ingredientes em um recipiente de vidro. Cubra com um pano de prato e feche com a ajuda de um elástico. Deixe em um local escuro, com ventilação e livre de barulho.

- 2º dia: Não mexa. A fermentação acontecerá naturalmente.

- 3º dia: Se o fermento natural apresentar bolhas, comece a alimentá-lo. Acrescente 25 gramas de farinha de trigo, 25 gramas de farinha integral e cerca de 35ml de água. Feche novamente e espere.

- 4º dia: Se apresentar mais bolhas, alimente-o novamente.

- 5º dia: Depois de cinco dias nesse processo, o fermento natural pode ser armazenado em um pote de plástico na geladeira.

- 6º dia: Já na geladeira, alimente o fermento duas vezes por semana, utilizando as medidas já citadas.

Assim que o volume do fermento aumentar bastante, você pode retirar metade e utilizar em suas receitas. Ao fazer isso, recomece o processo de fermentação fora da geladeira. Cinco dias depois, ele poderá voltar à refrigeração.

fermento natural

Pain au levain

Ingredientes:

- 415g de farinha de trigo

- 15g de farinha integral

- 130g de fermento natural

- 200ml de água filtrada

- 8g de sal.

Modo de Preparo:

Misture as duas farinhas em uma tigela. Acrescente o fermento natural e dois terços da água. Mexa e, com a ajuda das mãos, comece a sovar. Faça isso por dez minutos. Coloque a massa em uma vasilha untada com azeite. Cubra com um pano e deixe descansar por 40 minutos.

Após esse período, sove a massa por mais dez minutos. Leve o pão para a mesma vasilha e deixe descansar por dez horas. Corte no formato que preferir e leve para uma forma untada com óleo.

Leve para o forno e deixe fermentar por outras dez horas. Então, coloque uma forma com água junto ao recipiente da massa e ligue o forno em 200ºC. A água irá evaporar e ajudar a criar a casca crocante. Asse por 30 minutos com o vapor. Retire a forma com água e deixe o pão no forno por mais 20 minutos.

Conhece outras maneiras de aproveitar o fermento natural? Compartilhe conosco! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pain au levain
fermentação
farinha de trigo
receitas naturais

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ