Receitas Saudáveis

11/12/2014 09:02 - Atualizado em 06/12/2016 11:35

Veja como preparar 4 opções de receitas de Roraima

Receitas de Roraima reúnem ingredientes tradicionais da Amazônia e são muito saborosas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A culinária diversificada é um dos pontos fortes do Norte do Brasil. Se ainda não experimentou nenhum prato típico da região, as receitas de Roraima são opções que certamente podem conquistar você pelo estômago.

Chibé com carne de sol, caxiri, damorida e paçoca de banana são saborosas receitas de Roraima que encantam os visitantes do estado. Mas você pode preparar essas delícias em sua casa. Quer saber como? Confira a seguir.

receitas de roraima

Confira 4 receitas de Roraima

1. Chibé com carne de sol

O chibé com carne de sol é parecido com um pirão. Entre as receitas de Roraima, essa é conhecida por ser uma ótima opção para o jantar em família. Confira como preparar.

Ingredientes:

Carne de sol ou charque dessalgada

Cebola

Água ou leite

Farinha de mandioca

Azeite

Sal

Modo de Preparo:

Corte a carne em pequenos cubinhos. Dentro de uma panela, coloque azeite e deixe esquentar. Quando estiver bem quente, acrescente a carne e a cebola, mexendo para que fritem bem.

Em uma outra panela, ferva água e adicione a farinha. Mexa bem até que fique com cara de pirão. Coloque sal na mistura. Quando estiver cremoso, acrescente a carne que foi frita.

2. Caxiri

É tradição em território roraimense consumir o caxiri entre amigos e familiares. Muito saborosa, essa bebida é bastante fácil de preparar.

Ingredientes:

Milho seco moído ou farinha de milho

Água

Açúcar

Modo de Preparo:

Dentro de uma panela, coloque a farinha de milho (ou o milho seco moído), a água e o açúcar. Acenda o fogo e misture bem até que fique com o aspecto de mingau. Coloque dentro de um pote e deixe fermentar por 3 dias. Quando estiver pronto, bata o conteúdo do pote dentro de um liquidificador. Sirva.

3. Damorida

Essa é uma das receitas de Roraima que pode ser acompanhada de pirão de farinha de tapioca ou arroz branco.

Ingredientes:

Peixe ou carne assada na brasa

Folha de pimenta malagueta

Pimenta jiquitaia (pimenta ardosa)

Goma de tapioca

Sal a gosto

Modo de Preparo:

Asse o peixe ou a carne em um forno. Coloque o peixe ou a carne em uma panela juntamente as folhas da pimenta malagueta, a pimenta jiquitaia e o sal. Deixe criar um molho, acrescentando goma de tapioca até que fique bem grosso. Quando a carne estiver bem mole, a receita está pronta.

4. Paçoca de banana

A paçoca de banana combina com qualquer uma das receitas de Roraima. A dica é apostar na mistura com carne seca e molho.

Ingredientes:

2 cachos de banana d'água verde

2 cabeças de alho amassados

½ cebola ralada

1 xícara de azeite de oliva

2 xícaras de coentro picado

150 g de bacon cortado em cubinhos

150 g de calabresa cortada em cubinhos

Sal a gosto

Modo de Preparo:

Retire as cascas da banana e coloque-as dentro de uma tigela com água. Leve as bananas para um panela de pressão com água, cozinhando por cerca de 20 minutos. Quando estiver pronto, retire a água que sobrou e amasse as bananas. Deixe que a banana vire um creme molhadinho.

Em uma frigideira, acrescente o azeite, bacon, calabresa, cebola e alho. Frite bem todos os ingredientes. Quando estiver bem frito, coloque o conteúdo da frigideira dentro de uma tigela com as bananas amassadas, misturando bem.

Gosta das nossas dicas de alimentação e receitas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
receitas
roraima
nutrição
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ