Receitas Saudáveis

20/07/2015 03:55 - Atualizado em 04/12/2016 12:33

Veja como fazer uma feijoada vegetariana

A feijoada pode ser preparada com proteína de soja refogada com temperos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A feijoada é um prato clássico da cultura brasileira. A mistura do feijão com ingredientes pouco utilizados na culinária refinada é surpreendente e o tempero deixa qualquer um babando. E o melhor é que, com algumas adaptações, até mesmo quem deixou de consumir carne pode aproveitar a delícia. Basta preparar a feijoada vegetariana.

Como fazer?

A receita de feijoada vegetariana substitui os alimentos de origem animal. É excluído o uso de carne seca, costela, língua de boi, linguiça, paio, bacon e outras partes do porco, como pé, rabo, orelha e lombo. No lugar, para deixar o prato tão saboroso quanto o original, entram shoyu, louro, caldo de legumes e cebola.

feijoada vegetariana

Se você quiser, pode acrescentar a proteína de soja. Porém, para entrar na receita, você deve hidratá-la antes de refogar. Isso é feito com caldo de legumes fervido. A proteína deve ser colocada numa panela quente. Deixa-a cozinhar até que fique com aspecto macio. Depois, ela deve repousar por mais dez minutos no caldo.

A proteína de soja deve ser refogada com cebola e alho. Os temperos podem ser variados. Ela deve ser adicionada juntamente aos outros ingredientes, quando misturados ao caldo.

Pronto para preparar a feijoada vegetariana? Confira a receita a seguir.

Receita de feijoada vegetariana

A feijoada vegetariana vai bem com vários acompanhamentos. Combina com o tradicional arroz, mas também pode ser servida com chia. Entre os tubérculos, batata e mandioca são os preferidos. Quando guarnecida com temperos frescos - como salsinha, cebolinha e pimenta biquinho -, a receita ganha um toque especial.

Lembre-se que você pode variar a dieta. Aposte em novas escolhas, inclua outro ingrediente de sua preferência na panela e elimine aqueles que você não gosta tanto. O importante é aproveitar a feijoada do seu jeito.

Ingredientes:

- 500g de feijão preto

- 2 cebolas picadas

- 2 dentes de alho

- 4 colheres de sopa de shoyu

- 4 folhas de louro

- 1 litro de caldo de legumes

- 2 cenouras picadas

- 500g de abóbora japonesa picada

- 1 chuchu

- 300g de mandioca cozida

- Repolho picado, salsinha, ervilha fresca e sal a gosto.

Modo de Preparo:

Cozinhe o feijão como você preferir. Quando os grãos estiverem com toque macio, separe-os do caldo, que deve permanecer na panela. Junte a cebola, o alho, a cenoura, a abóbora, o chuchu, a mandioca, o caldo de legumes, o shoyu e o louro. Deixe cozinhar na panela por aproximadamente dez minutos

Adicione o feijão e o restante dos vegetais separados. Ferva tudo até que as folhas fiquem cozidas. Salpique salsinha e desligue o fogo. Sirva a feijoada vegetariana num prato fundo.

Que tal preparar a delícia no próximo almoço em família? Depois nos conte como ficou! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
culinária brasileira
receita vegetariana
feijoada sem carne
como fazer feijoada

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ