Receitas Saudáveis

15/08/2015 03:11 - Atualizado em 08/12/2016 08:16

Veja como fazer salada de feijão fradinho

A salada de feijão fradinho pode ser servida com folhas de alface americana e molho de vinagre.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O feijão pode ser o parceiro perfeito do arroz, mas que tal ousar? A salada de feijão fradinho, preparada com o grão misturado a temperos, é uma forma de aproveitar os benefícios do tradicional elemento da culinária brasileira e ainda radicalizar na cozinha.

Também chamado de feijão-de-corda, o grão é tradicional no Nordeste brasileiro. De origem africana, ele foi trazido por colonizadores portugueses e espanhóis. Hoje, integra receitas como baião de dois e feijão tropeiro, grandes clássicos.

Entre as suas vantagens para a saúde, estão os elevados níveis de fibras, ferro e vitaminas, além de ser rica fonte de proteínas. Outro ganho está na redução do colesterol. De acordo com uma pesquisa efetuada pela Universidade de São Paulo (USP), o grão de feijão fradinho assegura bons resultados no controle da gordura.

salada de feijao fradinho

Receita: Salada de feijão fradinho

Ela vai bem no almoço e no jantar. A salada de feijão fradinho é versátil e pode ser modificada de acordo com as suas preferências. Vale apostar na junção de pimenta biquinho, cubos de pimentão e cebolas refogadas. Para quem é fã de molhos, as opções que contemplam vinagre vão bem.

Quer arrasar na apresentação? Invista em folhas verdes. A alface americana, conhecida por seu formado arredondado, pode servir como “cama” para a salada de feijão fradinho. Separe os vegetais e acomode colheradas da mistura. Para finalizar, jogue molho ou azeite de oliva.

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de feijão fradinho

- 3 xícaras de chá de água

- 1 colher de chá de sal marinho

- 1 cenoura ralada fina

- ½ maço de coentro picado

- ½ maço de salsinha picada

- ½ cebola picada

- Suco de 1 limão

- 4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

- Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque o feijão fradinho de molho por quatro horas. Retire e seque com cuidado. Cozinhe o feijão com água e sal na panela de pressão por aproximadamente 18 minutos. Assim que estiver pronto, retire a água e reserve os grãos. Em outra tigela, junte a cenoura, o coentro, a salsinha, a cebola, o limão, o azeite e a pimenta.

Misture todos os ingredientes e acrescente os grãos. Mexa e sirva. A salada de feijão fradinho pode ser conservada na geladeira por até três dias.

Molho de vinagre

Ele combina - e muito - com a salada de feijão fradinho! Também é boa opção para temperar mix de folhas verdes.

Ingredientes:

- 1 maçã verde sem casca e sem sementes

- 3 colheres de vinagre de maçã

- 1 colher de sopa de azeite

- 1 dente de alho pequeno

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Junte a maçã verde, o vinagre de maçã, o azeite, o alho e o sal em uma tigela. Com a ajuda de uma colher, misture bem os ingredientes. Guarde em embalagem vedada.

Que achou da receita? Deixe um comentário! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
feijão-de-corda
receita de salada
molho de vinagre
nordeste

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ