Receitas Saudáveis

28/07/2015 04:15 - Atualizado em 06/12/2016 11:11

Veja como fazer purê de abóbora em poucos minutos

O purê de abóbora contém poucas calorias e é rico em fibras e em vitamina A.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Alimentos amassados não são exclusividade da papinha infantil. O purê de abóbora é uma receita requintada para esquentar seu inverno e transformar sua refeição em um momento mais saudável. Se você não está habituado ao consumo da hortaliça, a delícia é uma forma de incluí-la no cardápio e melhorar os hábitos da sua dieta.

Receita de purê de abóbora

A abóbora fica deliciosa refogada, cozida, em sopas e até mesmo em doces. Quando saboreada amassadinha, combina com carne de panela e filés refogados. Confira a seguir a receita do purê de abóbora.

Ingredientes:

- 3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

- 400g de abóbora japonesa sem casca e cortada em cubos grandes

- ½ xícara de chá de caldo de legumes caseiro

- 100ml de leite de coco

- 1 colher de sopa de gengibre ralado e espremido

- Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:

Aqueça uma panela e adicione o azeite. Coloque os cubos de abóbora para refogar. Quando estiverem dourados, acrescente o caldo de legumes caseiro. Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar até que a abóbora fique macia. Quando estiver pronta, retire a água.

Leve os pedaços da hortaliça para o liquidificador. Junte o leite de coco e o gengibre. Bata esses ingredientes até que formem uma pasta cremosa. Se necessário, acrescente mais um pouco de leite de coco. Finalize o purê de abóbora temperando com sal e pimenta.

pure de abobora

Benefícios do purê de abóbora

A nutricionista Giovanna Stefani lembra que a abóbora é uma boa fonte de betacaroteno e de vitaminas C, E e do complexo B. Além disso, a hortaliça é rica em água e fibras. Para quem deseja potencializar a ingestão de minerais como potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo, o fruto da aboboreira é uma deliciosa opção.

A receita do purê de abóbora proporciona diversos benefícios do vegetal, que também é rico em antioxidantes. Eles ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer, auxiliam na proteção contra doenças cardiovasculares e são aliado na luta contra problemas degenerativos.

A vitamina A presente na abóbora ajuda a manter os olhos úmidos e livres da xeroftalmia, doença conhecida por causar alteração na produção de lágrimas e problemas nos tecidos oculares. A enfermidade é tratada através da ingestão de vitamina A, com dose calculada a partir da análise de caso.

Já as sementes da abóbora são fontes de fibras e de ácidos graxos monoinsaturados, ótimos para o coração. “Elas podem ser consumidas assadas ou torradas, como aperitivo, ou processadas e usadas em forma de farinha”, sugere Giovanna.

Por fim, vale lembrar que a hortaliça contém poucas calorias. Pode ser utilizada na dieta para o controle do colesterol e para o emagrecimento.

Que tal preparar o purê de abóbora? Depois nos conte como ficou! E continue ligado no Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de alimentação.

TAGS
vitamina A
betacaroteno
receitas com abóbora
benefícios da abóbora

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ