Receitas Saudáveis

21/11/2014 07:34 - Atualizado em 23/11/2016 09:08

Veja como fazer em casa 4 receitas do Maranhão

Sopa de camarão é uma das saborosas receitas do Maranhão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A gastronomia do Maranhão tem uma pitada de diversas culturasfrancesa, holandesa, portuguesa, indígena e africana. E o resultado agrada a todos os paladares, duvida? Então veja como fazer em casa quatro tradicionais receitas do Maranhão: arroz de caranguejo, sopa de camarão, compota de bacuri e fígado acebolado.

4 receitas do Maranhão

Arroz de Caranguejo

Ingredientes:
2 xícaras e 1/2 de arroz
3 xícaras de carne de caranguejo
2 cebolas médias picadas
3 dentes de alho amassados
2 tomates grandes sem sementes, picados
3 colheres de sopa de extrato de tomate
3 colheres de sopa de manteiga
5 xícaras de água quente
Sal a gosto.

Modo de Preparo:

A arroz é um dos ingredientes mais importantes nas receitas do Maranhão. Coloque em uma tigela a carne de caranguejo, a cebola, o alho, tomate, o extrato de tomate e o sal. Deixe marinar. Dentro de uma panela, coloque a manteiga e deixe derreter. Coloque os ingredientes da tigela na panela e deixe refogar. Misture de vez em quando.

E quando o molho estiver pronto, retire do fogo. Faça o arroz em outra panela. Quando começar a secar, coloque o refogado de caranguejo, coloque a tampa sobre a panela, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Sopa de Camarão

Ingredientes:

1 kg de camarões médios sem cascas e limpos
2 colheres de sopa de suco de limão
1 dente de alho amassado
2 colheres de sopa de coentro, salsa e cebolinha verde picado
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 xícara de batatas cozidas e passadas no espremedor
4 gemas
4 colheres de sopa de farinha de trigo
4 xícaras de água fervente
1 lata de creme de leite
1 copo de requeijão cremoso.

receitas-do-maranhao

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque o camarão, suco de limão, alho, coentro, salsa, cebolinha verde, sal e pimenta. Deixe marinar por cerca de 30 minutos. Dentro de uma panela, coloque o azeite. Quando estiver quente, coloque os camarões e deixe fritar. Acrescente o extrato de tomate. Em um pote misture as batatas, gemas, farinhas de trigo dissolvida em ½ xícara de água, creme de leite, requeijão. Jogue essa mistura na panela, coloque um pouco de água e deixe cozinhar. Misture bem. Quando a receita estiver cremosa, está pronta.

Compota de Bacuri

Ingredientes:

500 gramas de polpa de bacuri
3 xícaras de açúcar
2 xícaras de água
½ xícara de castanhas de caju picadas.

Modo de Preparo:

Uma das mais deliciosas receitas do Maranhão. Um dia antes, retire a polpa do bacuri. Coloque dentro de uma panela com água e deixe ferver. Em uma tigela, coloque a polpa, o alúcar e a água. No dia seguinte, retire o bacuri da tigela e coloque o liquido em uma panela. Misture bem e deixe em fogo alto. Quando a calda estiver ficando grossa, acresente a polpa do bacuri e as castanhas. Continue misturando. Quando a calda estiver grossa, desligue. Para finalizar, coloque a receita dentro de um pote com tampa e guarde.

Fígado Acebolado

Ingredientes:

1 kg de fígado de boi em tirinhas
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola grande picada
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de molho inglês
3 colheres sopa de extrato de tomate
1 pote de iogurte natural
1 colher de sopa de salsinha picada
Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Saboroso, o fígado acebolado é uma das receitas do Maranhão que fica ótima quando acompanhada de arroz com alho. Em uma frigideira coloque a manteiga. Deixe derreter e acrescente a cebola. Frite até que fique dourado. Retire as cebolas. Em uma tigela, tempere o fígado com sal e pimenta. Empane as tiras com farinha de trigo.

Leve as tiras até a frigideira que está com a manteiga. Quando estiver dourado, coloque a cebola novamente. Acrescente o molho inglês, o extrato de tomate e a água. Deixe cozinhar. Finalizae adicionando o iogurte e a salsinha.

Gosta das nossas dicas de nutrição e receitas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
maranhão
nutrição
alimentação
receitas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ