Receitas Saudáveis

09/12/2014 08:59 - Atualizado em 01/12/2016 11:31

Veja como fazer em casa 4 receitas de Sergipe

Receitas de Sergipe conquistam paladares com temperos saborosos e molhos especiais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você é daquelas pessoas que adoram a culinária nordestina, não pode deixar de provar as receitas do Sergipe. Ainda que esteja distante de Aracaju, você pode preparar essas delícias em sua casa e surpreender positivamente a sua família e amigos.

Com molhos especiais e muito tempero, as receitas de Sergipe encantam por seu sabor diferenciado. Que tal experimentar? Veja a seguir quatro opções: robalo ao molho de camarão, moqueca de arraia, sopa de mocotó e picadinho com banana da terra.

receitas de sergipe

Confira 4 receitas de Sergipe

1. Robalo ao molho de camarão

O robalo ao molho de camarão é um destaque entre as receitas de Sergipe. Se quiser, você pode preparar um pirão com o molho do peixe. O resultado será ainda mais surpreendente e saboroso.

Ingredientes:

800 g de robalo em postas

200 g de camarão fresco sem casca

Sal e urucum a gosto

Coentro, cebolinha e alho

2 tomates grandes

1 cebola grande

1 pimentão médio

1 litro de leite do coco fresco

Azeite a gosto

Suco de um limão

Modo de Preparo:

Coloque o peixe em uma tigela com alho, sal, limão e azeite. Deixe marinar por mais ou menos 15 minutos. Dentro de uma panela, coloque coentro, cebolinha, tomates, cebola, pimentão cortado e o leite de coco fresco. Acrescente o peixe e o camarão, deixe cozinhar e está pronto!

2. Moqueca de arraia

A arraia é um ingrediente que pode ser considerado diferente em muitas partes do Brasil. Mas não no Nordeste, onde é uma iguaria bastante apreciada, aparecendo também nas receitas de Sergipe.

Ingredientes:

2 kg de arraia

1 dente de alho

2 colheres de sopa de suco de limão

1 cebola média

1 pimentão grande

3 tomates sem peles e sementes

½ xícara de chá de azeite-de-dendê

Sal a gosto

Cheiro verde

1 xícara e ½ leite de coco

Pimenta malagueta a gosto

Modo de Preparo:

Limpe totalmente o peixe e corte em pedaços. Coloque o o peixe, o alho, sal e suco de limão dentro de uma tigela e deixe marinar. Em uma tabua, pique o pimentão, a cebola e os tomates em finas rodelas. Dentro de uma panela coloque o azeite e deixe esquentar.

Acrescente o pimentão, a cebola, os tomates, cheiro verde picado e pimenta. Deixe refogar um pouco. Quando estiver soltando um caldinho, coloque o peixe e deixe cozinhar. Acrescente o leite de coco e deixe cozinhar por mais algum tempo. A receita fica bem acompanhada de arroz.

3. Sopa de mocotó

Ao preparar essa receita, você estará se sentindo em Aracaju, curtindo a brisa do mar e todas as belezas da capital sergipana.

Ingredientes:

10 mocotós

5 kg de batata

4 kg de cenoura

2 molhos de couve

4 molhos de coentro

2 kg de tomate

1 kg de cebola

½ kg de repolho

1 talhada de abóbora

1 pacote de massa de sopa

3 pimentões

1 kg de massa de sopa

2 colheres de sopa de pimenta do reino

Sal e colorau a gosto

Suco de 5 limões

Modo de Preparo:

Lave os mocotós e coloque-os em água para cozinhar. Retire e ferva novamente com água, adicionando colorau e a pimenta-do-reino. Faça isso um dia antes do preparo da receita. Deixe os mocotós dentro da água de um dia para o outro.

Retire os mocotós da água e coloque as verduras. Deixe tudo cozinhando. Acrescente a massa de sopa. Assim que a sopa estiver com aspecto de pronta, coloque o suco de 5 limões. Deixe ferver por 5 minutos e acrescente novamente o mocotó.

4. Picadinho com banana da terra

O picadinho com banana da terra envolve os sabores doces e salgados em uma das mais tradicionais receitas de Sergipe. A receita pode ser saboreada com arroz e salada.

Ingredientes:

1,5 kg de patinho cortado em cubos

Sal e pimenta a gosto

1 cebola picada

1 dente de alho picado

4 colheres de sopa de óleo

3 xícaras de caldo de carne

3 bananas-da-terra maduras cortada em rodelas.

Modo de Preparo:

Coloque sal e pimenta na carne. Dentro de uma panela coloque o óleo e acrescente a cebola e alho. Misture bem e coloque a carne dentro da panela. Quando estiver dourado, coloque o caldo de carne dissolvido e deixe cozinhar até que a carne fique macia. Acrescente a banana e deixe a mistura cozinhar por 5 minutos.

Gosta das nossas dicas de alimentação e receitas de Sergipe? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
receitas
sergipe
alimentação
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ