Receitas Saudáveis

06/10/2015 07:31 - Atualizado em 11/12/2016 12:11

Veja como fazer conserva de legumes sem erro

Os vegetais podem durar até seis meses no pote, basta conservá-los bem.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma das melhores maneiras de guardar vegetais por mais tempo é fazer uma conserva de legumes. Cenoura, abobrinha, tomate, palmito, pepino, ervilha, milho e azeitona são exemplos de alimentos que pode servir.

Não há mistério e qualquer pessoa pode preparar legumes em conserva. Vale até dar de presente para alguém que tenha uma rotina muito agitada e não consiga preparar refeições saudáveis com tanta frequência. Aposte na criatividade e no colorido dos ingredientes para garantir um prato nutritivo e saboroso!

conserva de legumes em cinco  potes

Como fazer uma conserva de legumes

Para começar, cozinhe os legumes. O mais adequado é que eles fiquem al dente, ou seja, firmes, embora cozidos. Isso vai garantir mais sabor aos ingredientes na hora em que forem consumidos. Eles também não perderão tantos nutrientes.

Os diferentes tipos de legumes exigem diferentes tipos de corte. Se for usar cebola, por exemplo, lembre-se que ela precisa ser cortada em rodelas antes que seja lavada. Deixá-la de molho na água por uns dez minutos ajuda a diminuir a acidez, evitando aquela choradeira na hora do manuseio.

A vagem e a cenoura podem ter diferentes cortes, a seu gosto. Já no caso do pepino, descarte as duas extremidades antes de lavá-lo e adicioná-lo à conserva de legumes.

Quando for acomodar os ingredientes no pote da conserva, disponha-os em camadas. Isso garantirá um toque de sofisticação e beleza, deixando a conserva mais apetitosa. Faça isso antes de acrescentar os condimentos.

Por último, vêm os líquidos. Uma ótima dica é fazer uma misturinha para intensificar o sabor. Você deve ferver o vinagre, o azeite e o orégano. Depois de misturar bem, despeje por cima dos legumes até que eles fiquem totalmente imersos. Espere pelo menos 24 horas antes de consumir para que esteja com o sabor bem no ponto!

Saiba Mais
Sanduíche de legumes com passas é lanche saudável para as crianças
Sopa de legumes é opção saudável e quentinha nos dias frios
Torta de legumes: Prepare 2 receitas saudáveis

Cuidados com a conserva de legumes caseira

Uma das maiores vantagens da conserva de legumes feita em casa é o controle da quantidade de sódio, algo mais difícil com as versões industrializadas.

É importante sempre lavar bem as mãos antes de preparar as conservas caseiras para evitar qualquer tipo de contaminação. O mesmo vale para os potes onde serão armazenados os vegetais. Com os vidros bem vedados, o tempo de validade da conserva varia entre cinco e seis meses.

Uma dica bem importante é na hora de servir os legumes. Jamais use garfos e colheres que estejam sendo utilizados em outros pratos. Mantenha um talher especificamente para retirar os ingredientes do pote, evitando contaminação.

Os legumes em conserva são um ótimo acompanhamento para pratos à base de carnes.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
legumes em conserva
salada no pote
alimentação saudável
receita caseira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ