Receitas Saudáveis

03/11/2014 02:00 - Atualizado em 26/11/2016 11:14

Veja como fazer 4 receitas do Paraná

Conheça detalhes da culinária de um dos estados do Sul com saborosas receitas do Paraná.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com carnes e pinhões, as receitas do Paraná são saborosas e fáceis de preparar. Conheça o Bolo de Pinhão, a Quirera Lapiana, a Paçoca de Carne e os Pinhões Salteados na Manteiga, quatro opções que você pode fazer em casa para curtir o melhor da gastronomia desse estado.

receitas-do-parana

Bolo de Pinhão

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de pinhão cozido e triturado
1 xícara de leite
½ xícara de óleo
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó
2 ovos.

Modo de Preparo:

Um clássico das receitas do Paraná. Unte uma forma com óleo e farinha de trigo. Deixe o forno esquentando na temperatura de 180ºC. Coloque os pinhões em uma panela de pressão e deixe cozinhar por 40 minutos.

Quando estiverem prontos, bata os pinhões sem casca no liquidicador. Acrescente o leite, os ovos, o óleo e deixe bater até que vire um creme. Quando terminar de bater, coloque a farinha de trigo, o açúcar, a canela e o fermento. Mexa devagar. Coloque na forma e deixe assar por 40 minutos.

Quirera Lapiana

Ingredientes:

1 kg de carne de porco
1 ramo de manjerona fresca picada
2 cebolas médias picadas
300 gramas de quirera de milho amarela
2 dentes de alho picados
Salsinha e cebolinha verde picadas
Sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque de molho a quirera por 30 minutos. Em uma panela, frite a carne até que fique dourada. Inclua o alho e a cebola na panela. Quando estiverem dourados, coloque água até que a carne fique macia. Tire a quirera de molho e coloque junto a panela. Mexa o tempo todo com uma colher.

Então coloque o sal e a pimenta, finalizando com a manjerona. A receita estará pronta com a quirera estiver al dente e com aspecto úmido. Ao servir, coloque salsinha e cebolinha.

Paçoca de carne

Ingredientes:

2 kg de carne bovina de sua preferência
1 kg de pernil de porco
2 cebolas grandes picadas
2 dentes de alho amassados
Sal e cheiro verde a gosto
500 gramas de farinha de mandioca.

Modo de Preparo:

Retire todos os nervos e gorduras que encontrar na carne. Corte as carnes em pedaços de 5 centímetros. Em uma panela, frite os quadrados de carne até que fiquem sem molho. Coloque os temperos e deixe fritar para pegar o sabor. Desfie a carne. Quando estiver frio, em uma tigela coloque a carne juntamente a farinha de mandioca. Misture bem e sirva.

Pinhões Salteados na Manteiga

Ingredientes:

1 kg de pinhões
1/2 xícara de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres (sopa) de salsa picada.

Modo de Preparo:

Para fazer outra das deliciosas receitas do Paraná, você deve primeiro cozinhar os pinhões por 40 minutos. Quando estiverem prontos, descasque-os. Em uma frigideira, coloque a manteiga. Quando estiver quente, acrescente os pinhões. Salteie e tempere com sal e pimenta. Finalizando, coloque a salsa picada. Os pinhões salteados na manteiga são saborosos e podem ser a entrada das receitas do Paraná.

Gosta das nossas receitas e dicas de nutrição? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
receitas
culinária regional
alimentação saudável
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ