Receitas Saudáveis

17/01/2015 09:30 - Atualizado em 24/10/2016 10:07

Veja 4 razões para ler os rótulos de alimentos

Dar uma olhada nos rótulos de alimentos pode ajudar a deixar a sua dieta mais saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os rótulos de alimentos contêm as informações mais importantes que você deve saber ao comprar um produto. Eles explicam as quantidades de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio presentes. Confira quais são as razões por que você sempre deve prestar atenção a esses dados.

rotulos_de_alimentos

Razões para ler os rótulos de alimentos

Ler os rótulos de alimentos pode ser a atitude que estava faltando para melhorar a sua alimentação e garantir um corpo mais bonito em 2015. Veja quais são as principais razões para reservar alguns minutos do seu dia para essa atividade.

1. Controle os vilões

Nos rótulos, você encontra tudo o que deve saber antes de consumir o alimento. Concentre-se nos detalhes como as quantidades de gordura e sódio, que podem ser prejudiciais, se consumidas em grandes valores.

2. Compare os alimentos

Comparando os alimentos você consegue fazer melhores escolhas. Sempre que for ao mercado fazer as suas compras mensais, olhe os rótulos de alimentos que você escolheu. Compare com outras marcas e veja qual se adequa melhor ao seu gosto.

3. Fuja de mentiras

Quando você começa a ler os rótulos de alimentos, passa a notar que a maioria dos produtos não é bem o que diz. Pegue uma bolachinha integral. Veja se a farinha branca está entre os principais ingredientes. Pois é, a sua bolacha não é tão integral quanto diz.

4. Melhore a sua dieta

Ficar de olho no que está descrito ajuda a controlar a dieta e verificar quais são os nutrientes que você mais consumiu ao longo do dia.

O que está nos rótulos de alimentos?

Valor energético: é a quantidade de energia que será produzida em nosso corpo após o consumo daquela porção descrita no alimento. O valor energético também é conhecido como caloriais. A quantidade necessária normal para um adulto é 2.000 calorias por dia. Essa quantidade pode mudar, dependendo do seu estilo de vida. Consulte um nutricionista para fazer o cálculo.

Carboidratos: são os fornecedores de energia do corpo humano. As necessidades diárias giram em torno de 300 gramas.

Proteínas: ajudam a manter os nossos músculos fortes e os cabelos e unhas bonitos. São encontrados principalmente em carnes, ovos e leites. As proteínas ajudam você a se sentir mais saciada e melhoram a imunidade. Diariamente, consuma 75 gramas.

Gorduras Totais: a quantidade de gordura total do alimento. As necessidades diárias giram em torno de 55 gramas.

Gorduras Saturadas: são as gorduras de origem animal. Elas devem ser controladas, já que podem causar doenças. Consuma apenas 22 gramas por dia.

Gorduras Trans: devem ser consumidas com cuidado. São encontradas em produtos como sorvetes, biscoitos e salgadinhos. A quantidade máxima permitida é de 2 gramas diários.

Fibra Alimentar: ajuda o organismo a funcionar bem. É encontrada em frutas e cereais integrais. As necessidades diárias giram em torno de 25 gramas.

Sódio: em excesso, pode causar problemas de pressão, além de inchaço. Não abuse do sódio! Consuma apenas 2.400 miligramas por dia.

O que você está esperando para levar uma vida mais saudável? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para acompanhar todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
emagrecimento
saúde
beleza

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ