Receitas Saudáveis

06/05/2015 02:23 - Atualizado em 24/11/2016 08:08

Use o popular feijão-de-corda nas suas receitas

Também conhecido como feijão fradinho, o grão ajuda a prevenir o câncer de mama.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Também chamado de feijão caupi e feijão fradinho, o feijão-de-corda chegou ao Brasil com a vinda dos colonizadores portugueses e espanhóis. Originalmente africano, este feijão é extremamente popular no Nordeste do país, fazendo parte de receitas clássicas, como o baião de dois - a mistura de arroz e feijão cozidos em uma mesma panela.

2 benefícios do feijão-de-corda

Diminui o colesterol

feijão-de-corda, rico em ferro e vitaminas, contém vicilina. Essa proteína, além de ajudar na formação muscular, propicia a diminuição do colesterol. O efeito, de acordo com pesquisadores do Laboratório de Nutrição Aplicada da Faculdade de Saúde Pública da USP, é potencializado também pelas fibras existente no grão.

Ajuda a prevenir o câncer de mama

Pesquisadores da Universidade de Brasília descobriram que o feijão-de-corda é capaz de ajudar no tratamento de câncer de mama. A pesquisa revelou a existência da molécula BTCI, que extermina as células cancerígenas sem atrapalhar as sadias.

feijao-de-corda

Baião de dois com feijão-de-corda

Ingredientes:

- ½ kg de arroz

- 200g de feijão-de-corda

- ¾ de xícara de bacon picado

- 100g de linguiça

- 2 dentes de alho amassados

- ½ cebola ralada

- ¼ de xícara de leite de coco

- 150g de queijo coalho em cubos

- 2 colheres de sopa de queijo ralado

- Cheiro verde picado

- Óleo a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma frigideira, coloque o bacon e a linguiça. Frite com a própria gordura dos ingredientes. Quando estiverem quase prontos, acrescente o alho e a cebola. Frite até que fiquem douradinhos. Acrescente o arroz e refogue. Reserve.

Dentro de uma panela com água fria e um fio de óleo, cozinhe o feijão. Assim que ele estiver macio, acrescente o arroz refogado. Se preciso, coloque um pouquinho de água quente. Adicione o cheiro verde e o leite de coco. Cozinhe os ingredientes até que o arroz esteja macio e a água, completamente seca.

Desligue o fogo e acrescente o queijo. Coloque a tampa na panela e espere o queijo derreter, por cerca de cinco minutos. Sirva o baião de dois com feijão-de-corda acompanhado de uma salada com molho de maracujá - para dar aquela equilibrada no cardápio, né?

Salada com molho de maracujá

Esta é uma salada leve e com toque cítrico para servir junto ao seu baião de dois com feijão-de-corda. Confira a receita.

Ingredientes do molho:

- Polpa de 1 maracujá

- 4 colheres de sopa de azeite

- Sal a gosto

- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico.

Ingredientes da salada:

- Alface grega

- Alface mimosa

- Alface americana

- Miolo de escarola

- Rúcula

- Agrião

- 1 xícara de tomatinhos.

Modo de Preparo:

Misture a polpa de maracujá e o azeite. Com a ajuda de um garfo, certifique-se de que os dois ingredientes estejam bem mesclados. Em seguida, acrescente o sal e o vinagre balsâmico. Espalhe as folhas verdes e os tomatinhos em uma tigela específica para saladas. Regue com o molho e sirva.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
baião de dois
nordeste
prato típico
receita nordestina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ