Receitas Saudáveis

16/07/2015 01:17 - Atualizado em 06/12/2016 05:27

Tomate recheado: Conheça 3 maneiras de preparar a iguaria

Deixe a refeição muito mais elegante e saborosa com essa delícia fácil de preparar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Procurando uma receita especial para aquele jantar com os amigos? Preparar tomate recheado pode ser uma ótima opção. Além de muito saboroso, a sua apresentação é refinada, saindo da mesmice de alguns pratos mais comuns.

O melhor é que, apesar da aparência "gourmet", o preparo da receita é muito simples. Confira três versões saudáveis para você escolher e criar uma refeição surpreendente.

tomate recheado

Como preparar tomate recheado

Para sofisticar a sua refeição, escolha tomates maiores e firmes, que facilitem a inserção do recheio. Além de saborosos, os tomates são ricos em licopeno, um poderoso antioxidante que intervém nas reações dos radicais livres. E o melhor: estudos revelam que os níveis de licopeno aumentam quando o tomate é submetido ao calor, ou seja, cozido ou assado.

Para rechear o tomate, corte uma tampa da fruta e retire a polpa com uma colher, com cuidado para não furar. Corte outra tampa pequena do lado contrário, sem furar, para que o tomate pare em pé. Depois é só rechear! Confira a seguir algumas opções.

Tomate recheado com frango

Ingredientes:

- 4 tomates maduros, firmes e grandes

- 1 xícara de chá de frango desfiado

- ½ xícara de chá de requeijão cremoso

- 4 colheres de sopa de azeitona preta picada

- ½ xícara de chá de batata palha

- Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture o frango, o requeijão, as azeitonas, sal, pimenta e salsa. Recheie os tomates. Coloque em uma assadeira e leve a forno médio, preaquecido, por 15 minutos. Polvilhe com a batata palha e sirva.

tomate recheado

Tomate recheado com quinoa e ervas

Ingredientes:

- 3 tomates médios

- ¼ de xícara de chá de quinoa

- ½ pimentão verde

- ½ pimentão vermelho

- 1 cebola

- Manjericão

- Cebolinha

- Salsa

- Azeite

- Sal

- Pimenta-do-reino.

Modo de Preparo:

Coloque a quinoa para cozinhar em água temperada com as ervas que você mais gostar. Quando estiver translúcida, desligue o fogo. Escorra e reserve.

Corte os pimentões e a cebola em cubos pequenos. Acrescente o manjericão, a cebolinha e a salsa picadinhos. A quantidade de temperos vai do seu gosto.

Junte a quinoa e tempere tudo com sal, pimenta-do-reino e azeite. Recheie os tomates com a mistura e finalize com um fio de azeite. Asse em forno médio por cerca de 15 minutos. Está pronto!

tomate recheado

Tomate recheado com atum e queijo cottage

Ingredientes:

- 4 tomates maduros e firmes

- 1 xícara de chá de alho-poró em fatias (utilize a parte branca)

- 1 lata de atum light conservado em água

- 1 xícara de chá de queijo cottage sem gordura

- Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto.

Modo de Preparo:

Aqueça uma frigideira. Jogue um pouco de óleo e refogue o alho-poró até murchar e começar a dourar. Retire do fogo. Escorra a água do atum e amasse bem com um garfo. Acrescente o alho-poró e misture bem.

Tempere com sal e pimenta-do-reino. Recheie os tomates com o refogado de atum e finalize com um pouco de queijo cottage. Se quiser, salpique orégano por cima e leve a forno médio preaquecido por cerca de 25 minutos, ou até que os tomates comecem a murchar.

O tomate recheado pode ser escolhido como uma entradinha sofisticada ou até mesmo para acompanhar o prato principal. A receita harmoniza muito bem com risotos e carnes. Surpreenda seus convidados com essa delícia e deixe o seu jantar muito mais elegante!

Gostou das receitas? Conte-nos qual a sua preferida! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de alimentação.

TAGS
entrada
acompanhamento
jantar
receita prática

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ