PuraEco

ESPECIALIDADE

Coaching de Estilo de Vida

ONDE ATENDE

Atendimento particular

PuraEco

Apresentação

Ser uma inspiração daquilo que é possível. Este é o propósito de Tammy Peix e Laura Luis, que juntas formam a PuraEco. Através do trabalho de coaching holístico, a dupla ajuda você a se conhecer melhor, recriar sua vida e abraçar sua singularidade. Se você sabe quem é e onde quer chegar, se você sabe por que esta neste mundo, se você sabe que é capaz de ter a vida que quiser, então você pode! O poder do progresso está dentro de nós mesmos e, sempre que tomamos uma decisão, impactamos nossas vidas e de outros. Apenas temos que dar pequenos passos, um de cada vez, criando uma mudança duradoura para nossas vidas e para o planeta. Todos somos um!

O que Trata

Corpo e mente. Em suas jornadas de autoconhecimento, Tammy emagreceu mais de 30kg e Laura driblou diversos problemas de saúde, muitos de origem psicológica. Juntas, formam uma dupla de coaching especialista em bem-estar e estilo de vida saudável.

Formação Acadêmica

Tammy Peix

Certificação em Coaching Professional pela BeCoach e em Coaching de Intervenção Estratégica pelo Instituto de Anthony Robbins e Cloe Madanes nos Estados Unidos.

Laura Luis

Nutricionista Holística formada pela CSNN (Canadian School of Natural Nutrition) no Canadá / Certificação em Coaching Professional pela BeCoach e em Coaching de Intervenção Estratégica pelo Instituto de Anthony Robbins e Cloe Madanes nos Estados Unidos.

Cargos e Títulos

Tammy Peix

Master Trainer em Programação Neuro-Linguística (PNL) com especialização em Hipnose Ericksoniana e Mestre de Reiki.

Laura Luis

Nutricionista Holística e Personal Trainer especializada em movimentos naturais (MovNat) e Mestre de Reiki.

Receitas Saudáveis

25/08/2014 10:19 - Atualizado em 19/01/2017 07:41

Tireoide: O que comer e evitar para o bom funcionamento dela

Aprenda receita de sopa e hábitos saudáveis para a saúde da tireoide.

POR

PuraEco

  • +A
  • -A

O que a tireoide faz? Quase ninguém sabe, mas sabemos que seu mau funcionamento pode levar a problemas graves de saúde. Laura Luis da PuraEco, coach e nutricionista especializada em alimentação natural, explica como estimular o bom funcionamento da tireoide e que alimentos evitar. Confira!

Uma tireoide que não funciona bem pode causar problemas em sua vida física, emocional e espiritual. A tireoide é uma pequena glândula na base da garganta, que faz parte do sistema endócrino. O sistema endócrino é o que controla e fabrica os hormônios no corpo. Os hormônios regulam quase todos os sistemas do corpo. A tireoide em particular é responsável por energia, metabolismo, consumo do oxigênio, pressão sanguínea e regulação da temperatura do corpo.

Muitas vezes, não damos importância aos nossos hormônios e, geralmente, não percebemos os danos que causamos ao nosso corpo em função do nosso estilo de vida. Mas, felizmente, podemos prevenir e reverter estes danos com um estilo de vida que seja bom para nossa saúde.

Em quase todos os casos de disfunção da tireoide, há também uma disfunção nas glândulas suprarrenais. Estas glândulas importantes (tireoide e suprarrenal) funcionam interligadas e usam os mesmos nutrientes para funcionar bem.

As glândulas suprarrenais são responsáveis pela resposta automática de “lute ou fuja” que temos quando estamos estressados, e este é o momento em que elas liberam cortisol. Mas altos níveis de cortisol bloqueiam ou diminuem a produção dos hormônios da tireoide.

O problema é que no mundo de hoje, nós enfrentamos momentos constantes de estresse em todas as áreas das nossas vidas: pessoal, profissional, financeira, afetiva. Consequentemente, a glândula da tireoide sofre e começa a não funcionar direito. Um detalhe importante é que as glândulas suprarrenais se regeneram à noite. Então, se você não dorme direito ou dorme pouco poderá sentir alguns efeitos.

O que as medidas de sua cintura e seu quadril indicam sobre sua saúde? Faça o teste e descubra.

Alimentos que ajudam ou prejudicam a tireoide

Por sorte, é possível estimular o bom funcionamento da tireoide com ajustes muito simples na alimentação e no estilo de vida.

É totalmente necessário eliminar o máximo possível de mercúrio da sua alimentação, pois impacta diretamente na quantidade de iodo que a tireoide irá absorver. Isso também inclui obturações de amálgama e mercúrio. Na tireoide, existem receptores que se encaixam com o iodo como se fosse um quebra-cabeça.

O mercúrio tem o mesmo “formato” que o iodo. Consumir muito mercúrio pode fazer com que a tireoide pare de absorver iodo, que é o que ela precisa, podendo também fazer com que ela cresça ao tentar pegar o máximo de iodo possível.

Flúor, cloro e bromo são outros elementos que você precisa evitar quando já tem problemas com a tireoide ou está buscando a boa saúde dela.

Geralmente, a água da cidade é tratada com muito flúor e cloro para matar as bactérias e ajudar a proteger os dentes. Mas ambos são prejudiciais e por isso é recomendável beber água mineral ou de um sistema de filtragem de água como osmose reversa ou destilação para remover esses componentes químicos.

Faça o teste e descubra quantas calorias você queima em cada atividade física. 

Impactos no estilo de vida

Mudanças de estilo de vida são extremamente importantes para equilibrar seus hormônios. Além do que já mencionamos antes sobre hábitos alimentares, diminuir seus níveis de estresse é totalmente necessário.

  • Dormir é o mais importante. Nosso corpo funciona em sincronia com o ritmo circadiano, mas o estilo de vida atual geralmente funciona contra isso, forçando nossas glândulas suprarrenais a produzirem mais cortisol elevando os níveis que deveriam ser baixos. Procure ir para a cama no máximo às 22h;
  • Exponha-se ao sol por 20 minutos todos os dias sem proteção solar. Mas seja esperto, não se exponha em excesso e evite as horas mais quentes do dia;
  • Caminhe na natureza;
  • Exercite-se. Mesmo que seja uma caminhada rápida. Você precisa movimentar seu corpo.

Psicologicamente, acredita-se que a tireoide esteja ligada a sentimentos suprimidos, medo de confronto, dificuldade de se expressar e medo de falar em público. No estudo dos chacras, a tireoide é o quinto chacra ou da garganta. Ele está diretamente ligado à voz, garganta, dentes e língua. Bloquear este chacra suprimindo emoções ou não lidando com confrontos (às vezes literalmente perdendo a voz) pode ter um efeito físico de reduzir o funcionamento da tireoide.

Frequentemente, um mal funcionamento da tireoide vem com sentimentos de não obter o que se quer ou sentir como se não tivesse vez ou voz. A melhor forma de combater este bloqueio e reconstruir o funcionamento da sua tireoide é literalmente usando sua voz! Assovie, cantarole, cante, grite, toque um instrumento musical, simplesmente divirta-se com sua voz. Ou faça o contrário, procure ficar em silêncio por um tempo. Hoje em dia, estamos constantemente “conectados” então, desligue seu celular, tire o fone do ouvido, fique em silêncio por algumas horas. Use esse tempo para se conectar com você mesmo e com suas emoções.

Sua mente ajuda ou atrapalha seu bem-estar? Descubra aqui.

Como cuidar bem da sua tireoide

Sua tireoide é uma glândula pequena que controla uma grande parte da sua vida, por isso você deve cuidar dela. Coma alimentos que são ricos em iodo, selênio, zinco e vitamina B. Evite mercúrio, flúor, cloro e bromo o máximo possível. Cuide bem de você mesmo e procure não suprimir seus pensamentos e emoções. Sua tireoide e todo o seu corpo irão te agradecer.

Aqui vai uma receita de sopa para ajudar sua tireoide a ser mais saudável.

Ingredientes:

3 tomates

2 pimentões vermelhos

1 pepino

1 abobrinha

1 abacate

Grãos de milho fresco

1 polpa de coco verde

2 dentes de alho

1 ramo de salsinha

1 cl. de sopa de curry em pó graham masala

2 xícaras de líquido de tomates secados ao sol (ou água mineral)

Alga Kelp para enfeitar

Spirulina para enfeitar

Sal céltico à gosto.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a kelp e a spirulina. Sirva numa tigela e enfeite.

Desfrute!

Gostou das dicas da PuraEco? Então fique de olho na seção Eles explicam para mais artigos e entrevistas de nossos especialistas!

E não esqueça de curtir a página do Vivo Mais Saudável no Facebook para receber informação que faz bem todos os dias!

TAGS
tireoide
bom funcionamento da tireoide
alimentos para tireoide
suco para tireoide
receita de suco

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ