Receitas Saudáveis

02/10/2015 09:00 - Atualizado em 06/12/2016 10:49

Tapioca funcional ajuda na dieta! Veja 5 receitas

Os alimentos funcionais promovem benefícios ao organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já deve saber que a tapioca é uma das queridinhas da dieta devido ao pouco valor calórico e à ausência de glúten na composição. Mas que tal deixar a sua tapioca funcional? Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os alimentos funcionais produzem efeitos benéficos à saúde que vão além dos nutrientes tradicionais.

Sementes de linhaça, gergelim e chia, por exemplo, são opções que podem ser adicionadas à farinha da tapioca. Além disso, o recheio do preparo tem ação direta na perda de peso. Veja a seguir cinco receitas e turbine sua dieta de forma saudável.

tapioca funcional com frutas

Tapioca funcional com frutas secas

Ingredientes:

- 80g de massa de tapioca hidratada

- 30g de coco fresco ralado

- 20g de figo

- 20g de ameixa seca

- 20g de uva-passa

- 30g de nozes

- 30ml de melado de cana.

Modo de Preparo:

Use uma frigideira para espalhar o coco e peneirar a farinha de tapioca por cima. Deixe no fogo baixo por um minuto ou até que o coco esteja tostado.Vire e deixe mais um minuto. Retire do fogo e reserve.

Para preparar o recheio, aqueça o melado em uma frigideira e acrescente as frutas e as nozes. Misture bem e desligue o fogo. Agora é só preencher a massa e saborear sua tapioca funcional.

Saiba Mais
Picolé funcional ajuda a manter a dieta no verão
Confira uma receita de bolo funcional sem glúten
Desvende os mistérios da alimentação funcional

Outras opções de tapioca funcional

Além da receita principal, é possível criar variações salgadas e doces para inovar nas refeições. Confira:

1. A primeira sugestão é rechear a sua tapioca com uma mistura de ovo e cúrcumaEssa opção anti-inflamatória é fácil de fazer. Basta preparar a massa da tapioca como de costume e reservar. Para o recheio, junte um ovo inteiro, uma clara e a especiaria em um frigideira, como se fosse preparar ovos mexidos.

2. Essa opção é rica em gorduras boas, fibras e betacaroteno. Misture uma colher de sopa de coco ralado à farinha de tapioca. Para o recheio, cozinhe duas colheres de sopa de abóbora. Você pode polvilhar queijo branco ralado por cima.

3. Essa tapioca funcional é vegana, sem lactose e rica em antioxidantes. Bata no liquidificador 250 gramas tofu com duas beterrabas pequenas cozidas no vapor. Junte também duas colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem e sal a gosto. Bata até formar um creme homogêneo. 

4. Amasse meia xícara de chá de tofu com um garfo. Refogue com uma colher de sopa de manteiga de castanha de caju. Tempera com flor de sal a gosto e saboreie mais uma opção de tapioca funcional vegana, rica em gorduras boas.

Qual dessas receitas vai ser sua primeira escolha? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentos funcionais
receita de tapioca
receita vegana
dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ