Receitas Saudáveis

23/06/2015 10:31 - Atualizado em 03/12/2016 03:06

Surpreenda-se com uma receita de feijoada light

O prato queridinho dos brasileiros pode ser amigo de quem está de olho na balança.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma boa feijoada consegue animar qualquer um, não é mesmo? Mas, para quem está de olho na balança, a refeição pode ser uma grande vilã na busca pelo corpo ideal. Se você adora o prato, mas busca uma opção menos calórica, a feijoada light aparece como salvação.

A feijoada tradicional apresenta alto teor de gordura saturada e sódio. Logo, é um prato pesado, de difícil digestão. Ela é contraindicada para indivíduos com pressão alta, excesso de ácido úrico ou colesterol alto.

A versão light é uma opção para aproveitar o sabor do prato típico brasileiro, com um menor impacto na dieta. Ainda assim, a feijoada light possui cerca de 500 calorias por porção e, por isso, deve ser consumida com moderação.

feijoada light

Receita de feijoada light

Ingredientes:

- 500g de feijão preto

- 300g de carne seca sem gordura cortada em cubinhos

- 2 litros de água

- 2 folhas de louro

- 6 gomos de linguiça de frango cortados em rodelas

- 1 paio bem magro cortado em rodelas

- 1 linguiça calabresa sem gordura

- 2 colheres de sopa de azeite

- 3 dentes de alho amassados

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Deixe a carne de molho em água fria no dia anterior. Faça o mesmo com o feijão, por um período entre oito e dez horas. Ferva a carne, escorra e leve à panela de pressão. Cubra com água fria e cozinhe por cerca de 25 minutos após a fervura. Escorra e reserve.

Cozinhe o feijão com o louro e a água do molho em uma panela de pressão. Aguarde a fervura - deve levar em torno de 30 minutos. Passe o feijão e a carne para uma panela grande e cozinhe em fogo baixo. Ferva as linguiças e o paio em outra panela, escorra-os e junte ao feijão.

Cozinhe tudo por mais 20 minutos, ou até a linguiça ficar macia. Lembre-se de acrescentar mais água se precisar aumentar o caldo. Enquanto isso, em uma frigideira, frite o alho com azeite e acrescente à mistura, temperando com sal a gosto. Ferva por mais cinco minutos, ou até o caldo engrossar.

feijoada light

Capriche na apresentação

Chame a família e os amigos para provarem a sua feijoada light e apresente uma refeição saborosa e nutritiva. Substitua o arroz branco, tradicional acompanhamento da feijoada, por arroz integral e corte pequenos pedaços de laranja para acompanhar o prato.

O prato queridinho dos brasileiros pode ser a desculpa perfeita para um encontro com os amigos no final de semana. Apostando na versão light, você garante todo o sabor da feijoada e economiza algumas calorias.

Por último, é sempre bom lembrar: para garantir um organismo saudável, você deve aliar uma alimentação balanceada à prática de exercícios físicos.

A ideia da feijoada light lhe agrada? Já provou a receita? Não deixe de comentar nos dizendo se a sugestão foi aprovada pela família! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir mais novidades.

TAGS
cozinha brasileira
feijão
arroz integral
sem gordura

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ