Receitas Saudáveis

30/04/2015 08:06 - Atualizado em 01/12/2016 09:27

Surpreenda-se com a versatilidade da endívia

Além dos benefícios para a saúde, a hortaliça também ajuda a compor uma grande variedade de pratos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A endívia tem uma grande variedade não só de benefícios, mas também de opções de pratos que podem ser preparados com as suas folhas. Crua, refogada, cozida ou assada, a hortaliça é ótima tanto como salada quanto como prato principal.

Esse vegetal versátil vai bem em receitas quentes, frias, salgadas ou doces, proporcionando mais sabor e requinte aos pratos. Além disso, tem poucas calorias e pode ser um aliado para quem quer perder peso ou ter uma dieta mais saudável.

endivia

Um dos principais benefícios da endívia é não conter gorduras e ter baixo teor calórico. A hortaliça ainda é rica em cálcio, vitamina A, fibras, potássio e ferro. Ela age na corrente sanguínea removendo o colesterol e as toxinas do sistema digestivo. Tem função antioxidante, que elimina os radicais livres. Possui, ainda, selênio, que retarda o envelhecimento das células.

Confira a seguir três receitas para aproveitar a endívia no seu cardápio.

Folhas de endívia recheadas

Ingredientes:

- 2 endívias

- ½ xícara de chá de cebola picada

- 1 xícara de chá de tomate-cereja cortado ao meio

- ½ xícara de chá de azeitona verde

- 4 colheres de sopa de azeite de oliva

- 1 colher de sopa de folhas de tomilho

- Sal a gosto

- 1 xícara de chá de sardinha em conserva sem o óleo.

Modo de Preparo:

Separe as folhas da endívia e reserve. Passe a cebola na água quente e escorra bem. Coloque em uma tigela. Acrescente o tomate, a azeitona, o azeite de oliva, o tomilho e o sal. Misture. Recheie as folhas de endívia com essa mistura e coloque um filé de sardinha sobre cada uma. Essa é uma ótima opção de entrada.

Salada de endívia

Ingredientes:

- 2 endívias cortadas em fatias

- 1 maçã

- 50g de passas

- 1 cebola pequena picada

- 1 talo de salsão picado.

Molho:

- 1 copo de iogurte natural

- 1 colher de sopa de catchup

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes numa tigela. Para o molho, junte o iogurte com o catchup e mexa. Adicione a salada e misture bem. A salada pode servir como acompanhamento de carne branca grelhada e arroz.

Lasanha de endívia

Ingredientes:

- 1kg de endívias fatiadas

- Massa para lasanha

- 400g de carne moída

- 200g de presunto em fatias

- 200g de queijo muçarela em fatias

- 1 lata de molho de tomate

- 1 lata pequena de extrato de tomate

- Caldo de bacon

- Sal a gosto

- Molho branco (opcional).

Modo de Preparo:

Para fazer o molho, refogue a endívia levemente até soltar um pouco de água. Enquanto isso, frite a carne moída, acrescente o caldo de bacon, o sal, o extrato e o molho de tomate. Após, escorra as endívias e misture tudo.

Antes de montar a lasanha, unte a forma com um pouco de óleo para não grudar. A primeira camada deve ser de lasanha para formar a base. Acrescente um pouco de molho, massa, o presunto e o queijo, e assim por diante. Termine com uma camada de queijo. Se quiser, cubra com o molho branco.

Feche a lasanha com papel alumínio e asse por entre 45 e 60 minutos a 180ºC. Essa é uma opção de prato principal preparado com endívia, que pode ser acompanhado por uma salada de folhas verdes.

Gostou das receitas? Comente aqui! E continue acompanhando as novidades de alimentação do Vivo Mais Saudável. Aproveite para conhecer nosso especial Você Mais Saudável - Alimentação.

TAGS
folhas
entrada
salada
lasanha

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ