Receitas Saudáveis

04/03/2015 09:32 - Atualizado em 03/12/2016 08:02

Surpreenda na cozinha com uma moqueca light

A moqueca light tem o mesmo sabor da versão tradicional, mas não pesa tanto na consciência.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A moqueca é uma das receitas brasileiras mais tradicionais. Muito apreciada em estados como Espírito Santo, Bahia e Pará, ela também pode ganhar uma versão menos calórica. A moqueca light combina com batatas cozidas e temperadas, arroz perfumado com laranja e saladas diversas. Confira como preparar a delícia.

moqueca light

Receita de moqueca light

Ingredientes:

- 2 postas de peixe

- Sal e pimenta a gosto

- 2 dentes de alho

- 1 limão verde

- Água

- 3 tomates picados sem pele e sem semente

- 1 cebola grande picada

- ¼ de pimentão amarelo cortado em fatias finas 

- ¼ xícara de chá de cheiro verde picado

- ½ xícara de chá de coentro picado

- 100ml de leite de coco light.

Modo de Preparo:

Dentro de uma tigela, coloque as postas de peixe. Por cima, acrescente o alho, água gelada e o suco de limão. Leve a tigela para a geladeira e deixe a mistura marinar por mais ou menos 15 minutos.

Em uma panela, coloque a metade da cebola, dos tomates e do pimentão. Retire a água do peixe e acrescente mais um pouco de alho, sal e pimenta. Leve as postas para dentro da panela e adicione todos os outros temperos que sobraram. Para finalizar a receita de moqueca light, jogue o coentro e o leite de coco light.

Misture bem todos os ingredientes dentro da panela e deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos. Para servir, coloque a moqueca light dentro de uma tigela de vidro. Se quiser, decore com tomates e pimentões em fatias finas.

Acompanhamento da moqueca light: Arroz perfumado

O arroz perfumado com laranja é o perfeito acompanhamento para a moqueca light. Na hora de servir, para deixar o prato bonito e harmonioso, coloque um pouquinho de arroz dentro de um pequeno potinho de vidro. Aperte com força e vire sobre um prato. Deixe o arroz cair, ficando no formato do potinho. Ao lado, sirva a moqueca e um pouco de molho.

Ingredientes:

- 2 xícaras de arroz branco

- 4 xícaras de água

- 1 dente de alho descascado

- 1 colher de sopa de raspas de laranja

- Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:

Dentro de uma panela, coloque água e deixe ferver. Jogue o arroz dentro de um escorredor e lave com água abundante. Só pare de lavar quando o líquido começar a sair transparente. Assim que o líquido da panela estiver fervendo, acrescente o arroz, o dente de alho e as raspas de laranja. Tempere com sal e pimenta. Misture e deixe cozinhar até que fique seco.

Salada de folhas verdes

Ingredientes:

- 200g de alface crespa

- 200g de rúcula

- 2 tomates limpos

- 2 cenoura raladas

- 100g de cereja natural

- 100g de queijo minas fresco.

Modo de Preparo:

Misture todas as folhas dentro de uma vasilha de vidro. Por cima, coloque a cenoura ralada, as cerejas e o queijo minas fresco. Se quiser, regue com azeite de oliva.

Gostou das receitas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
peixe
moqueca
receita light
receitas tradicionais

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ