Receitas Saudáveis

27/04/2015 04:51 - Atualizado em 08/12/2016 12:34

Sucos naturais devem ser conservados de maneira correta

Evite a perda de nutrientes e vitaminas e aprenda como manter sua bebida saudável por mais tempo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Saborosos e refrescantes, os sucos naturais são uma ótima opção para repor nutrientes e vitaminas, mantendo a saúde e a hidratação em dia. Mas fique atento: cuidados básicos na hora de conservar as bebidas podem fazer a diferença no nível nutritivo.

Além de manter a boa forma, uma alimentação balanceada aliada à prática de exercícios físicos é a receita perfeita para blindar o organismo. Fuja dos sucos de caixinha e aprenda receitas deliciosas e técnicas para manter sua bebida fresquinha e saudável!

sucos naturais

A importância dos sucos naturais

Fontes de fibras, vitaminas e minerais, os sucos naturais colaboram para que nosso intestino funcione melhor e auxiliam na regulagem dos níveis de glicemia e de colesterol.

Além disso, encontramos nas frutas e nos vegetais enzimas responsáveis pelo aumento da taxa de absorção dos alimentos pelo corpo. No entanto, elas são destruídas com o cozimento dos alimentos. Por isso, os sucos naturais são opções ideais para receber esses nutrientes intactos.

A fácil digestão desses alimentos resulta em mais energia ao seu corpo. Outro ponto importantíssimo é a presença significativa de água. Esse líquido essencial para manter as funções vitais do organismo participa de todos os processos do nosso metabolismo.

Como armazenar os sucos naturais

O consumo ideal dos sucos naturais é logo após o preparo. Esse é o momento em que há as maiores taxas de vitaminas e nutrientes. Porém, nem sempre é possível beber na hora. Com a rotina agitada, somos obrigados a colocar a bebida em uma garrafa e correr para o próximo compromisso.

O suco natural perde com muita rapidez as propriedades nutricionais. As vitaminas das frutas, em especial a vitamina C, sofrem oxidação em contato com o ar e vão perdendo rapidamente sua eficiência. Alguns estudos comprovam redução significativa após aproximadamente quatro horas de exposição.

A oxidação ocorre por meio do calor, da exposição ao oxigênio e da luz. Para evitar ou, pelo menos, atrasar esse processo, o mais indicado é apostar em garrafas escuras e muito bem vedadas. Portanto, fuja das garrafinhas plásticas incolores e aposte em garrafas térmicas funcionais.

Outra boa dica é investir em recipientes menores, que fiquem com 90% de espaço preenchido. Assim, a sua bebida estará menos exposta ao oxigênio.

Receitas de sucos naturais saborosos

Apostar na combinação de frutas com outros ingredientes resulta em sucos mais nutritivos. Essa mistura pode trazer benefícios, pois cada vegetal é fonte de diferentes vitaminas e minerais.

Agora que já sabemos a maneira mais indicada para conservar essa bebida supersaudável, confira duas receitas de sucos naturais e deliciosos para você incluir na sua alimentação.

Suco detox com maracujá

Ingredientes:

- 1 limão

sucos naturais

- 1 maracujá

- 1 folha de couve

- 1 litro de água.

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador todos os ingredientes. Caso preferir, é possível substituir a água por água de coco.

Suco digestivo

Ingredientes:

- ½ cenoura

- 1 maço de folhas de hortelã

- 1 maçã

- Suco de 1 limão

- ½ copo de água

- 1 fatia fina de gengibre.

Modo de Preparo:

Passe tudo na centrífuga e adoce com mel ou xarope de agave, se achar necessário.

Tem mais alguma receita? Comente aqui! E aproveite para conhecer nosso especial Você Mais Saudável - Alimentação, mais uma novidade do Vivo Mais Saudável.

TAGS
suco
vitaminas
receitas de sucos
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ