Receitas Saudáveis

09/02/2015 04:43 - Atualizado em 04/12/2016 05:01

Substitua ingredientes e deixe suas receitas mais nutritivas

Personal diet compartilha com você o que aprendeu em testes na cozinha. Monte sua despensa mais saudável e bons preparos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para dar aquela guinada na sua alimentação, o Vivo Mais Saudável entrevistou Sonja Salles, mestre em Nutrição Clínica e Imunologia pela University of Surrey – Reino Unido com especializações na Holanda e Alemanha, além de Nutrição Oncológica pelo INCA. Se a frase: “A gente é o que a gente come” é mito ou verdade, Sonja sabe muito bem quais podem ser as consequências dos nossos hábitos alimentares ao longo da vida.

Os anos de testes na cozinha, deram origem ao livro “Trocas Inteligentes – Transforme Receitas Tradicionais em Delícias Saudáveis e Ganhe Saúde”, ganhador do prêmio literário Jabuti. Leia a entrevista e compartilhe informação que faz bem!

1. O que significa troca inteligente nas receitas?

As trocas inteligentes consistem em substituir certos ingredientes pouco nutritivos das receitas por opções mais saudáveis ou até mesmo em recriar a forma de preparo do alimento, fazendo com que a cada dia você tenha menor ingestão de gordura saturada (que em excesso causa problemas no coração), colesterol, sódio, açúcares, compostos químicos e, por outro lado, um aumento do consumo de fibras, melhorando a sua saúde.

2. Qualquer ingrediente pode ser substituído com sucesso? Qual o segredo?

Sim. A grande dica é: O ingrediente novo e mais saudável deve ter a mesma função do ingrediente substituído na receita, seja no sabor ou na textura que ele promova (Ver a tabela). Exemplo: Em vez de farinha de rosca, geralmente usada para fazer empanados, a troca inteligente será uma farinha mais saudável com fibras como farinha de linhaça dourada, aveia em flocos finos ou quinua em flocos.

3. Veja algumas substituições para ganho nutricional nas receitas:

4. O que a motivou dedicar-se às trocas inteligentes nas receitas de família?

Por ser amante da culinária saudável e ter prazer em comer. Percebi que poderia trocar certos ingredientes muito ricos em gordura, sódio, colesterol ou sem fibras por ingredientes mais saudáveis e obter um resultado ainda melhor do que o anterior ganhando mais saúde sem perder o prazer em comer.

5. Como nutricionista e personal diet, quais ingredientes nunca podem faltar na lista de compras?  

Ervas, especiarias, sal light, iogurte natural desnatado, tomate pelado, farinhas integrais e um bom cacho de banana verde.

Em Alimentação, aprenda mais dicas e alcance seu objetivo:

Alimentação Infantil

Dietas

Receitas Saudáveis

Sem Açúcar

Sem Glúten

Sem Lactose

É Bom pra Quê?


Para receber conteúdo mais saudável no seu celular, escolha o serviço que mais combina com o seu dia a dia e pratique bons hábitos!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ