Receitas Saudáveis

25/08/2014 01:10 - Atualizado em 10/12/2016 12:52

Sopa de mandioquinha é rica em fibras e fácil de fazer

Conheça os benefícios da sopa de mandioquinha e aprenda uma receita deliciosa e simples de preparar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A sopa de mandioquinha - ou batata-baroa como é conhecida em algumas regiões do país - é rica em nutrientes e proporciona uma série de benefícios para a saúde. O prato é feito a partir da raiz de mandioquinha, que é fonte de potássio e fósforo, minerais que auxiliam na regulação do ph do sangue e da pressão arterial do corpo.

Sopa de mandioquinha é amiga da digestão

Rica em amido, a sopa de mandioquinha facilita e ajuda no processo de digestão. Por esse motivo, essa é uma receita muito indicada na dieta de pessoas que possuem algum problema digestivo. Além disso, a raiz ainda é fonte de energia, fornecendo cálcio e vitamina C para o organismo.

sopa-de-mandioquinha

O consumo da sopa de mandioquinha é uma ótima opção para atletas, pois além de dar energia, ainda trabalha em auxílio à recuperação dos músculos.

Ela não tem contraindicações e beneficia de crianças até idosos, pois as propriedades contidas no alimento previnem a osteoporose e as infecções. O consumo da raiz é muito indicado como forma de sopa, pois é uma opção deliciosa e que agrada a todas as idades.

Receita da sopa de mandioquinha

Veja a seguir como preparar esse prato saboroso e saudável:

Ingredientes:

2 mandioquinhas

½ cebola picada

1 dente de alho picado

½ colher de sopa de azeite

2 xícaras de chá de água

Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo

Passo 1

Comece o preparo da sopa de mandioquinha descascando as mandioquinhas com uma faca ou com um descascador de alimentos. Depois corte em rodelas grandes.

Passo 2

A seguir, coloque o azeite e a cebola em uma panela e leve ao fogo médio. Refogue, mexendo sempre até a cebola ficar transparente. Então, junte o alho e misture bem por aproximadamente 1 minuto.

Passo 3

Após você deve acrescentar as rodelas de mandioquinha, a água e misturar tudo levemente. Tempere a mistura com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até que você perceba que a mandioquinha já está macia e se desmanchando. Uma boa dica é deixar a panela semitampada durante o cozimento para o processo ser mais rápido.

Passo 4

Para o próximo passo, é preciso ter alguns cuidados para não se queimar, pois você deve bater tudo com um mixer na própria panela. Mas se você preferir e achar mais seguro, deixe esfriar um pouco, transfira a mistura para o liquidificador e bata até que o resultado seja uma sopa homogênea.

Incremente a receita

Se você preferir, ainda pode adicionar queijo e carne ou frango à sua receita, incrementando um pouco mais e dando um toque especial ao sabor da sopa. As medidas são:

- 500g de carne desfiada bovina ou de frango

- 30g de queijo parmesão ralado.

Para fazer, é só levar a sopa depois de batida para a panela novamente e misturar mais esses dois ingredientes. Experimente e, se você quiser, ainda pode temperar com mais um fio de azeite.

E sua sopa de mandioquinha está pronta: é só servir quente e se deliciar. Não deixe de compartilhar esse sabor!

TAGS
sopa
mandioquinha
receita
receitas saudáveis

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ