Receitas Saudáveis

31/07/2014 02:00 - Atualizado em 02/12/2016 12:29

Sopa de legumes é opção saudável e quentinha nos dias frios

Sopa de legumes tem poucas calorias e muitos nutrientes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Manter o corpo saudável e esbelto e, ao mesmo tempo, permanecer com hábitos alimentares duvidosos não funciona. Por isso, a sopa de legumes é um item fundamental no cardápio de quem tem o cuidado com a saúde como prioridade. É uma refeição leve, saborosa e traz muitos benefícios ao organismo.

Vantagens da sopa de legumes

Um desses benefícios é, mesmo possuindo muitos nutrientes, ter uma baixa quantidade de calorias. Apostando em uma sopa de legumes, você poderá consumir uma refeição até 35% menos calórica. Se o seu problema é o sobrepeso, essa parece ser uma excelente opção para manter acalmar a fome e evitar os excessos na alimentação.

Sopa de legumes
Sopa de legumes é excelente opção para quem quer emagrecer. Foto: Shutterstock

Claro que você não deve consumir apenas um prato de sopa de legumes nas refeições principais – a não ser que seja um paciente em recuperação de alguma doença que imponha restrições alimentares –, pois ela pode não suprir a sua necessidade diária de energia para cumprir suas funções cotidianas.

A dica é, portanto, apostar na sopa de legumes conjugada com a refeição. Antes de partir para o prato principal, experimente uma ou mais porções da sopa. Assim você consumirá os alimentos mais calóricos em menor quantidade, dando o equilíbrio perfeito para suprir a fome e também as suas necessidades nutricionais.

Apostar nessa sopa também é um excelente truque para quem não gosta de legumes. Quem não adquiriu o hábito de comer verduras durante a infância dificilmente vai apreciar uma boa salada quando virar adulto. Se esses vegetais são incluídos no cardápio em uma sopa, seu suposto sabor desagradável nem vai ser sentido. É uma estratégia recomendada para os pais – incluir a sopa de legumes nas refeições de seus filhos.

Mas atenção: convém não cozinhar demais os legumes, pois assim eles perdem parte de seu teor de fibras.

Faça a sua sopa de legumes

Convencido dos benefícios de adotar a sopa de legumes em seu cardápio diário? Legal, depois disso fica tudo muito fácil, porque, além de tudo, é muito simples preparar uma boa sopa.

Sopa de legumes
Cozinhar uma sopa de legumes não é mistério e vale a pena. Foto: Shutterstock

Se você pretende escolher os ingredientes que mais lhe agradam, abuse da sua criatividade. A dica é deixar a sopa o mais colorida possível, pois isso é um indicador de que ela possui todos os tipos de vitaminas e minerais que o nosso organismo precisa para ser saudável.

Você pode reservar as proteínas para o prato principal, ou então optar por acrescentá-las à sopa também. Nesse caso, inclua uma carne magra na receita ou pique um ovo cozido sobre a sopa pronta.

Eis aqui uma sugestão de receita bem básica, de sopa de legumes com frango:

Ingredientes:

1 colher de sopa de azeite

1 alho poró picado

1 peito de frango limpo e picado em pedaços pequenos

Sal

2 cenouras picadas

2 batatas picadas

10 vagens picadas

2 chuchu picados

1/3 de moranga picada com casca

Espinafre a gosto

Salsinha e cebolinha a gosto.

Modo de Preparo:

Aqueça o azeite em uma panela branca e refogue o alho poró. Depois acrescente o peito de frango temperado com um pouco de sal. Ferva uma chaleira de água e, quando o frango estiver cozido, acrescente um pouquinho dela, junto com as cenouras.

Após 5 minutos, acrescente as batatas e ponha mais água. Mais 5 minutos e junte as vagens, chuchu e mais água. Corrija o sal de acordo com a sua preferência, sem exagerar. Espere mais 5 minutos, acrescente a moranga e mais água, se necessário.

Quando os vegetais estiverem cozidos, apague o fogo e ponha folhas de espinafre. Pronto, agora, sirva com salsinha e cebolinhas picados.

Achou o texto interessante? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum.

TAGS
sopa
alimentação saudável
sopa para inverno

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ