Receitas Saudáveis

28/04/2015 11:26 - Atualizado em 21/11/2016 04:25

Sopa de cebola ajuda na dieta: Aprenda 2 receitas

A raiz conta com vitaminas e minerais, ajudando a prevenir doenças pulmonares.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Tradicional na culinária francesa, a sopa de cebola gratinada é preparada com ingredientes fáceis de encontrar. Envolvendo manteiga, farinha de trigo, caldo de galinha, pão e queijo parmesão ralado, a receita é uma maneira de diminuir as calorias do jantar e assegurar sensação reconfortante nos dias frios de inverno. Veja como preparar duas opções.

Os benefícios da cebola

Você já parou para pensar que a raiz faz bem? Não? Então fique ligado! Garantindo saúde de ferro e pratos temperados, a cebola é rica em vitaminas A, B1, B2, B3 e C, além de minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e silício. Assim, ela garante vários benefícios:

sopa de cebola

- Assegura a absorção de vitamina C, aumentando a imunidade

- Incentiva a produção de HDL conhecido como bom colesterol

- Diminui os radicais livres, moléculas que podem acarretar o aparecimento de cânceres e rugas antes da hora

- Ajuda a combater doenças pulmonares, como asma e bronquite

- Melhora o aspecto da pele, dos cabelos e das unhas, por conta da eliminação dos radicais livres.

Com 40kcal a cada 100g, a cebola é um alimento gostoso, fácil de acrescentar em receitas e aliado da dieta. Confira duas opções de sopa de cebola para o inverno.

Sopa de cebola gratinada

Ingredientes:

- 1kg de cebola

- 50g de manteiga

- 2 colheres de sopa de farinha de trigo

- 1 litro de caldo de galinha

- Noz-moscada

- Tomilho

- 1 pão

- Queijo parmesão ralado

- Sal

- Pimenta-do-reino.

Modo de Preparo:

Retire as cascas das cebolas. Corte-as em fatias. Esquente uma panela e acrescente manteiga. Quando a manteiga estiver derretida, junte a cebola, a noz-moscada ralada, pimenta-do-reino e o sal a gosto. Adicione as duas colheres de farinha de trigo. Mexa os ingredientes até que a farinha de trigo esteja homogênea.

Depois, acrescente tomilho e o caldo de galinha. Deixe essa mistura cozinhar por aproximadamente dez minutos. Quando estiver pronto, coloque as porções em tigelas e, por cima, espalhe fatias de pão e queijo parmesão ralado. Leve as cumbucas para o forno por cinco minutos e espere ficar dourado. Sirva a sopa de cebola em seguida.

Creme de cebola

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de manteiga

- 2 cebolas

- 1 litro de água

- 1 pacote de creme de cebola pronto

- 4 colheres de sopa de creme de leite.

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque as duas colheres de sopa de manteiga e as duas cebolas cortadas em rodelas. Deixe fritar e, se quiser, acrescente uma pitada de noz-moscada. Adicione um litro de água e o pacote do creme de cebola de sua preferência. Em seguida, misture o creme de leite com a sopa.

Para servir a sopa de cebola, coloque algumas conchas em cumbucas. Finalize acrescentando uma pequena quantidade de queijo ralado. Se você quiser, leve para o forno.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
dieta
jantar
inverno
cebola

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ