Receitas Saudáveis

10/05/2015 09:09 - Atualizado em 01/12/2016 12:41

Sopa de beterraba ajuda a manter você na dieta

Benefícios da raiz são mantidos no preparo da sopa de beterraba, que também é pouco calórica.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A beterraba, normalmente vista na mesa em forma de salada, pode se tornar ingrediente do prato principal. Que tal uma sopa de beterraba? Com vitamina C, fonte de antioxidantes essenciais para o controle da saúde, a raiz pode fazer parte de receitas especiais para o inverno - garantindo alimentação reconfortante e muito saborosa.

Se você está de dieta, uma notícia ainda melhor: cada porção dessa receita tem apenas 70 calorias, em média. Ou seja, pode comer sem culpa. Veja a seguir como preparar essa delícia.

sopa de beterraba

Como fazer a sopa de beterraba

Ingredientes:

- 8 beterrabas

- 2 colheres de sopa de manteiga

- 2 cebolas médias

- 2 cenouras

- 2 colheres de chá de açúcar

- 5 xícaras de caldo de carne

- 2 colheres de sopa de suco de limão

- 1 xícara de creme de leite fresco

- sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Ligue o forno em temperatura média, mais ou menos 180°C. Coloque as beterrabas enroladas em uma folha de papel-alumínio. Leve-as para uma forma e bote para assar por mais ou menos uma hora. Antes de retirar, verifique se todas as beterrabas estão macias, enfiando uma faca em cada uma delas.

Em seguida, retire as beterrabas e deixe esfriar. Rale as cenouras, as cebolas e as beterrabas. Dentro de uma panela, coloque a manteiga. Espere ela derreter. Acrescente a cenoura e a cebola, refogando os dois ingredientes. Enquanto o conteúdo da panela está fritando, misture.

Adicione a beterraba, o açúcar, o caldo de carne e aumente o fogo. Quando ferver, diminua a potência e deixe cozinhar por mais ou menos 20 minutos. Quando todos vegetais estiverem macios, leve o conteúdo da panela para um liquidificador. Bata a sopa de beterraba com o suco de limão.

Em seguida, tempere com sal e pimenta e leve novamente para a panela. Esquente e misture o creme de leite. Mexa até que todos os ingredientes da sopa de beterraba estejam homogêneos.

Dica: a sopa de beterraba é versátil e pode ser consumida fria e fica igualmente nutritiva. Para aproveitá-la resfriada, leve o conteúdo da panela para a geladeira por aproximadamente uma hora. Um pouco antes de servir, misture o creme de leite.

Benefícios além da sopa de beterraba

Rica em vitaminas, proteínas e ferro, a beterraba é fonte de saúde. Além de atuar no reforço do sistema imunológico, o tubérculo contém fibras importantes para o bom funcionamento do sistema digestivo. Aliada no combate da anemia e na saúde das gestantes, a beterraba ainda é benéfica por conter ferro e ácido fólico.

Ela pode ser preparada crua, em forma de salada ralada, ou cozida, também podendo ser incluída em receitas de tortas, sopas e sobremesas e sucos.

sopa de beterraba

O suco, preparado com ingredientes frescos e naturais, ajuda a desintoxicar o organismo. Confira como preparar a bebida e inclua a receita no seu cardápio.

Ingredientes:

¼ de beterraba crua

1 colher de sopa de goji berry

1 colher de sopa de framboesa fresca ou congelada

150 ml de água de coco

50 ml de suco de laranja.

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes no liquidificador. Bata por aproximadamente três minutos ou até que todo o conteúdo da vasilha estejam misturados. Sirva em seguida.

Gostou das dicas de receitas para incrementar a sua alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
beterraba
receitas
alimentação
legumes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ