Receitas Saudáveis

01/02/2015 08:33 - Atualizado em 30/11/2016 12:31

Saudável e delicioso: Prepare um brownie funcional

O brownie funcional sem glúten e sem lactose é liberado para pessoas com restrições alimentares.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O brownie, aquele bolinho achatado e com muito sabor, também tem as suas versões saudáveis. Confira como fazer o brownie funcional sem glúten e sem lactose e a opção de chocolate light com semente de chia. O preparo leva apenas 40 minutos.

brownie funcional

Brownie funcional sem glúten e sem lactose

O brownie funcional sem glúten e sem lactose é a dica de lanche da tarde para os intolerantes. A delícia, de fácil preparo, é funcional e conta com açúcar demerara, com valores nutricionais considerados altos.

Ingredientes:

- 3 ovos

- 1 xícara de açúcar demerara em pó

- ½ xícara de óleo de girassol

- ¾ de xícara de biomassa de banana verde

- ¾ de xícara de fécula de batata

- 150g de chocolate 70% cacau derretido

- 1 pitada de sal

- 1 colher de extrato de baunilha

- 1 colher de fermento químico.

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes líquidos dentro do liquidificador. Bata bem e adicione os demais ingredientes, exceto o fermento. Bata bem. Adicione o fermento e mexa devagar.

Dentro de uma forma untada com fécula de batata, coloque a massa. Leve o brownie funcional ao forno preaquecido a 170ºC por mais ou menos 35 minutos, ou até que fique dourado.

Brownie funcional de chocolate light com semente de chia

A semente de chia ajuda a emagrecer e reduz os níveis de gordura. Veja como fazer a receita de brownie funcional de chocolate light com semente de chia:

Ingredientes:

- 2 xícaras de leite de soja

- 1 xícara de óleo

- 2 ovos grandes inteiros

- 2 xícaras de farinha de trigo

- 1 e ½ xícara de semente de chia

- 1 e ½ xícara de adoçante

- 1 colher de sopa de fermento químico em pó

- 1 e ½ xícara de cacau em pó.

Modo de Preparo:

No liquidificador, coloque o leite de soja quente e a farinha de trigo. Bata bem até que vire uma massa lisa. Acrescente o óleo e os ovos e bata por mais alguns minutos.

Dentro de uma tigela, junte a semente de chia, o chocolate e o açúcar. Coloque dentro da tigela a mistura que você bateu no liquidificador. Bata mais um pouco com a batedeira. Acrescente o fermento e mexa com uma colher.

Coloque a massa do brownie funcional dentro de uma forma untada com farinha de trigo e um pouco de óleo. Leve ao forno preaquecido a 170ºC por mais ou menos 35 minutos, ou até que fique dourado.

O que é um alimento funcional?

Todos os alimentos que possuem ingredientes que causam efeitos metabólicos, fisiológicos e bons para a saúde são considerados alimentos funcionais. Segundo a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, todos os alimentos que atuam em funções nutricionais básicas e trazem benefícios para a saúde são funcionais. Todos eles devem ser seguros para consumo sem supervisão.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
chia
saudável
chocolate
alimento funcional

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ