Receitas Saudáveis

23/04/2015 12:19 - Atualizado em 07/12/2016 05:22

Salsão é expectorante e anti-inflamatório

O aipo, ou salsão, pode ser consumido em saladas ou sucos variados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Também conhecido como aipo, o salsão é rico em vitaminas C e A, produzindo no corpo uma forte barreira contra doenças inflamatórias. O vegetal garante o controle de pressão e é fonte de potássio, sódio, cálcio, manganês e magnésio, diminuindo os riscos de enfermidades graves como doenças cardíacas, derrames e até câncer.

Com apenas 16kcal a cada 100g, o salsão é um ingrediente indicado para saladas do almoço e do jantar. Conheça outros benefícios do aipo para sua alimentação e saiba como utilizá-lo em receitas.

salsao

Benefícios do salsão

Segundo pesquisa efetuada na Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, a apigenina, substância encontrada no aipo, é capaz de dificultar a criação de vasos sanguíneos formados para alimentar os mais diversos tipos de câncer. Ou seja, o vegetal ajuda a prevenir a doença.

Conforme estudo publicado no Journal of Nutrition e efetuado pela Universidade de Illinois, também nos Estados Unidos, a luteolina, outra substância encontrada no salsão, reduz inflamações no cérebro. Essas doenças acarretam problemas de memória, sono e perda de apetite, vistos principalmente em idosos.

O salsão é versátil e pode ser utilizado em saladas, tortas, quiches e assados de carnes. O seu talo e suas folhas são facilmente aproveitadas, rendendo saborosos caldos para risotos e canjas. Para usufruir dos benefícios do vegetal, o consumo in natura é o mais indicado.

2 receitas com salsão

Suco detox de salsão

Ingredientes:

- 1 maçã vermelha com casca

salsao- 2 talos de salsão

- 2 talos de erva doce

- 200ml de água.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que estejam triturados. Consuma logo em seguida.

Peito de frango com salsão

Os cubos de frango com aipo combinam com arroz e saladas diversas. Com sabor acentuado, a receita é considerada uma forma fácil de introduzir o consumo do vegetal no cardápio de pessoas mais resistentes.

Ingredientes:

- 1 peito de frango

- 1 envelope de caldo de galinha

salsao

- 1 cebola média picada

- 1 limão

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- ½ taça de vinho branco

- 2 talos de aipo picados em rodelas

- 2 ramas inteiras de folhas de aipo picadas.

Modo de Preparo:

Corte o peito de frango em cubos. Jogue-os em uma tigela e esprema o limão por cima. Finalize o tempero com sal e pimenta.

Em uma panela, refogue a cebola. Acrescente os cubos de peito de frango e mexa até que fiquem dourados. Adicione meia taça de vinho branco. Deixe os ingredientes cozinhando até que o vinho esteja reduzido.

Assim que a redução estiver pronta, acrescente o caldo de galinha dissolvido em água. Tampe metade da panela e deixe cozinhar. Finalize a receita acrescentando os talos e as folhas de salsão picado. Espere o caldo evaporar e desligue o fogo.

Sirva uma pequena porção de arroz e por cima. Se necessário, salpique uma pequena quantidade de sal.

Gostou das receitas? Então deixe um comentário! E não esqueça de conferir as novidades de nutrição do Vivo Mais Saudável. Aproveite, ainda, para conhecer nosso especial Você Mais Saudável - Alimentação.

TAGS
aipo
receitas com salsão
nutrientes
detox

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ