Receitas Saudáveis

01/01/2015 09:30 - Atualizado em 05/12/2016 09:25

Saladas: Confira 4 motivos para incluir no seu cardápio

Saborosas e saudáveis, as saladas contêm fibras, minerais e vitaminas que ajudam o organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Leves, saborosas e com poucas calorias, as saladas são importantes para o bom funcionamento do organismo. Ricas em fibras, vitaminas e minerais, elas ajudam a emagrecer e podem ser consumidas sem restrições. Confira a seguir quatro motivos pelos quais você deve incluir um prato de salada no seu cardápio do dia a dia.

saladas

4 motivos para escolher as saladas

São pouco calóricas

As saladas contam com poucas calorias. Elas podem ser consumidas antes do prato principal, sendo uma forma de diminuir a sua vontade de atacar tudo o que vê pela frente.

A dica é fazer um prato rico em folhas e verduras antes de preparar o seu prato principal. Consuma todos os alimentos e faça o seu prato com carboidratos e proteínas. Você ira notar que, ao longo do tempo, a quantidade do segundo prato irá diminuir.

Auxiliam o funcionamento do intestino

Constituídas por água, vitaminas e minerais, as saladas são ricas em fibras e ajudam a melhorar o funcionamento do organismo. Caso você esteja sempre com o intestino preso e não tem o hábito de consumir saladas, aposte em um prato por dia. A mudança irá acontecer a partir da primeira semana.

Seu preparo é fácil e rápido

As saladas são perfeitas para aqueles momentos em que você está com pressa e deseja comer algo rapidinho. Versáteis, elas combinam com qualquer opção de prato, desde carnes até risotos, massas e o clássico arroz e feijão. Na hora de escolher, priorize as versões cruas. O cozimento pode diminuir as propriedades do alimento.

Ajudam a emagrecer

Essa dica é importante para quem deseja emagrecer. Sempre coma salada junto ao seu carboidrato preferido. Elas ajudam a dificultar a absorção do carboidrato, fazendo com que a gordura seja menos estocada. As fibras, importantes para o bom funcionamento do organismo, são as aliadas de um corpo magro e sem gorduras.

saladas

Dicas para fazer as saladas perfeitas

Antes de fazer a sua salada, vá até o mercado e compre vegetais frescos. Dê preferência para os produtos da época, que são mais bonitos e existem em maior quantidade. Jamais faça saladas com folhas velhas e moles.

Na hora de escolher os ingredientes da sua salada, procure os produtos com folhas inteiras e sem manchas amarelas. Se estiverem murchas, nem pense em comprar.

Quando for preparar, lave bem todos os ingredientes da salada. Para potencializar a limpeza, coloque água, a salada e o hipoclorito dentro de uma tigela por mais ou menos 15 minutos. Lave novamente e as folhas estarão limpas para o consumo.

Tempere a salada com produtos como sal, ervas, limão e vinagre. Essas são as opções menos calóricas. Jamais coloque grandes quantidades de sal. Misture condimentos para fazer o tratamento perfeito.

Não exagere nos óleos e azeite e muito menos nos molhos prontos. Eles são gordurosos e calóricos, além de contar com uma grande quantidade de sódio. E por último: não guarde as saladas. Faça apenas a quantidade que irá consumir.

Gostou das dicas de alimentação saudável? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
receitas saudáveis
alimentação saudável
emagrecimento
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ